Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente do Comitê Olímpico da Rússia anuncia que deixará cargo

Alexander Zhukov esteve à frente da entidade durante os escândalos de doping no país. Ele poderia tentar a reeleição no final de maio, mas avisou que se dedicará à carreira política

Alexander Zhukov presidia o Comitê Olímpico da Rússia desde 2010 (Foto: AFP)
Escrito por

Presidente do Comitê Olímpico da Rússia (ROC, em inglês), Alexander Zhukov anunciou nesta quarta-feira que deixará o cargo no final do mês, quando poderia tentar se reeleger. Em comunicado, ele afirmou que pretende se concentrar na carreira política.

Ele, que também é vice-presidente do parlamento e membro do partido governista Rússia Unida, estava no cargo no Comitê desde 2010. Durante o mandato, esteve à frente da maior crise da entidade, em meio aos escândalos de um esquema de doping generalizado com apoio do estado.

"Na situação difícil recente no esporte internacional, é muito importante que a cabeça que dirige o Comitê Olímpico russo trabalhe no ROC em uma base permanente", afirmou Zhukov, segundo a agência de notícias oficial do estado, TASS.

Atual primeiro vice-presidente do ROC, Stanislav Pozdnyakov, que dirigiu os atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeonghang, em fevereiro, é o principal favorito para substituí-lo. As eleições acontecerão em 29 de maio.

Com a decisão, Zhukov automaticamente perderá sua filiação do Comitê Olímpico Internacional (COI).