Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da CBAt apela ao Estado para manter pista do Ibirapuera

O dirigente enviou carta ao Secretário de Esportes, Lazer e Juventude ressaltando a importância do estádio para o atletismo paulista

Ginásio Ícaro de Castro Melo abrigou provas de ciclismo e atletismo no Pan de São Paulo-1963
Escrito por

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) se manifestou, nesta quinta-feira,  sobre a demolição do ginásio Ícaro de Castro Melo que, em 1963, recebeu as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos. Localizado no Parque o Ibirapuera, o único estádio de atletismo da cidade de São Paulo, está ameaçado de demolição por um projeto de iniciativa privada. No dia 25 deste mês, o governo paulista iniciou o processo de concessão do complexo esportivo do Ibirapuera à iniciativa privada.

Em carta enviada ao Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado paulista, Paulo Gustavo Maiurino, o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, pede que o espaço que foi utilizado por grandes nomes, como Maurren Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz, seja mantido.

- A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo - afirma, na carta.

O presidente pede que, com a construção da Arena Multiuso para cerca de 20 mil pessoas, pelo menos a pista seja preservada. José Fernandes apela para os ídolos da modalidade para convencer o secretário.

- Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Confira, na íntegra, a carta:

São Paulo, 28 de agosto de 2017.

Excelentíssimo, Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Doutor Paulo Gustavo Maiurino

Prezado Secretário:

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos a presença de Vossa Excelência para expor e reivindicar: No ano de 1963, para atender demanda dos Jogos Pan-Americanos que foram disputados na Cidade de São Paulo, foram inauguradas as praças esportivas do Ibirapuera que compõe o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.

Dentre os diversos equipamentos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, está o Estádio Ícaro de Castro Melo, onde foram realizadas as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Cumpre informar que esse estádio de atletismo, abrigou as melhores e mais importantes competições do atletismo brasileiro, como diversos Troféus Brasil e os Meetings internacionais. Nessa pista de atletismo competiram atletas como: Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.

A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo.

Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Como o quadro parece irreversível, nos resta apelar a Vossa Excelência para que com a construção de uma Arena Multiuso, a pista de atletismo seja preservada.

Sem mais, esperando poder contar com o apoio de Vossa Excelência à nossa inciativa, aproveitamos o ensejo para enviar votos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente.

José Antonio Martins Fernandes
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo

CBAt firmam parceria com Confederação do Desporto Universitário 

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou, nesta quinta-feira, o estabelecimento de parceria na área técnica com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A CBAt definirá as equipes representativas da CBDU para os torneios de atletismo nos Jogos Universitários Pan-Americanos, previstos para São Paulo, em 2018, e para a Universíade de Verão, na Itália, em 2019.

A parceria ainda prevê que a CBAt efetue a coordenação técnica das competições de Atletismo dentro da estrutura dos Jogos Universitários Brasileiros ou qualquer outra competição organizada pelo CBDU no País.

A presidência da CBAt indicou o treinador João Paulo Alves da Cunha, de São Paulo, para efetuar a interlocução entre a Confederação e a CBDU. Ele atuará no suporte junto às as áreas técnicas das duas entidades.