Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pinheiros conquista mais um título do Troféu Brasil de Atletismo

Marcio Teles, da Orcampi e Gabriele Santos, do Memorial, são eleitos os melhores atletas do torneio, o maior da América Latina

Wagner Carmo/CBAt
Escrito por

Com mais um título do Pinheiros teve fim, neste domingo, o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que foi realizado na cidade de Bragança Paulista. O clube paulistano, favorita na competição, somou 550,5 pontos na classificação geral e ganhou ainda na categoria masculina, com 334,5 pontos, e na feminina, com 216. Gestor de esportes olímpicos do Pinheiros, Cláudio Castilho comentou o desempenho da equipe. 

- Sabíamos que a possibilidade de ganhar o título era grande, mas tivemos de administrar algumas dificuldades, como ganhar o Troféu e, ao mesmo tempo, preservar alguns atletas mais desgastados pela temporada. Se tivemos de poupar vários atletas importantes, conseguimos dar a oportunidade de protagonismo para os mais jovens, que estão fora do Mundial e são promessas no futuro.

A Orcampi Unimed ficou em segundo lugar no masculino (142 pontos), no feminino (177) e no geral (319 pontos). IEMA ficou em terceiro lugar no geral, com 129,5, seguido do Memorial, com 94, e da UCA, com 84 pontos. Dos 117 clubes participantes, 80 marcaram pontos.

A chuva atrapalhou a prova do salto com vara. Programada para 16h05 (de Brasília), a disputa só terminou às 20h10, depois de alguns adiamentos. A competição acabou sendo transferida para a pista indoor do CNDA. Augusto Dutra foi o vencedor, com 5,51 m, mesmo resultado de Thiago Braz, campeão olímpico no Rio 2016, segundo colocado. 

Augusto Dutra ganhou a prova pela quinta vez na carreira e disse que estava feliz com o resultado, apesar das dificuldades. 

- Foi uma prova muito complicada. Comecei o aquecimento às 14h, mas não faz mal. Estou muito feliz com mais uma medalha de ouro.

Já Thiago Braz, que viaja na próxima terça-feira para a Itália, onde fará a preparação final para o Mundial de Doha, no Qatar, admitiu que esperava um desempenho melhor. 

- Queria um resultado melhor, mas devido às circunstâncias estou satisfeito por participar de mais um Troféu Brasil. 

No quadro geral de medalhas por Estados, São Paulo garantiu o primeiro lugar, com 94 conquistas, sendo 34 de ouro, 35 de prata e 25 de bronze. O Distrito Federal ficou em segundo, com 4 (3, 0 e 1), enquanto o Paraná terminou em terceiro, com 9 (2, 3 e 4).

Melhores atletas 

Marcio Teles (Orcampi Unimed) e Gabriele Sousa dos Santos (Memorial) foram eleitos os destaques individuais da competição por uma comissão de treinadores, formada durante o Congresso Técnico na última quarta-feira, dia 28. Marcio quebrou o recorde do torneio dos 400m com barreiras, com 48.60, ratificando o índice para o Campeonato Mundial de Doha. Já Gabriele venceu o salto triplo, com 14,06m (4.0).

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho avaliou a realização do torneio e se mostrou confiante para o Mundial Sub-20 de 2020. 

- Foi um Troféu Brasil extraordinário, não só pelos resultados da competição, mas também porque mostrou a grande renovação do atletismo brasileiro, com garotos sub-20 e sub-23 fazendo resultados espetaculares. Temos uma boa perspectiva para o Mundial Sub-20 do ano que vem. E podemos dizer que estamos prontos para 2020, 2024 e 2028. Fiquei muito feliz com o resultado final desse Troféu Brasil.