Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com quebra de recorde no feminino, africanos dominam a São Silvestre

Queniana Jemima Sumgong conquista a prova pela segunda vez; no masculino, vitória foi do etíope Leul Aleme, com brasileiro Giovani dos Santos terminando em quarto

Djalma Vassão/Gazeta Press
Escrito por

Não deu para ninguém! Liderando desde os primeiros quilômetros a queniana Jemima Sumgong, medalhista de ouro na maratona da Rio-2016, faturou o lugar mais alto do pódio na 92ª edição da São Silvestre. Além da sua segunda conquista em solo brasileiro, a atleta ainda deixa seu nome na história da competição ao quebrar o recorde da compatriota Priscah Jeptoo, em 2011 (48min48s), chegando com o tempo de 48min34s.

No masculino, a primeira colocação também ficou com um atleta africano. O etíope Leul Aleme, que marcou 44min51s, seguido pelo compatriota Dawit Admasu e o queniano Stephen Kosgei. O brasileiro Giovane dos Santos terminou na quarta colocação. Desde 2007, apenas africanos vencem a prova feminina. A sequência na masculina é menor, vem desde 2011. 

PROVA FEMININA 

Depois de de ter obtido o ouro na Olimpíada do Rio, em agosto último, a queniana Jemima Sumgong  venceu a São Silvestre na manhã deste sábado. 
Mesmo admitindo que poderia enfrentar dificuldades durante os 15km, por precisar se mais veloz, já que ela vê a resistência como sua melhor qualidade, Jemima se mostrou muito à vontade durante todo o percurso, como se estivesse passeando pelas ruas da capital paulista, que ela conheceu, pela primeira vez, na manhã deste sábado.

Nem o forte calor e a alta umidade pareceram atrapalhar a queniana. Na hora da largada, exatamente às 8h40, os termômetros apontavam 25 graus. No final da prova, já se aproximava dos 30º. A umidade relativa do ar girou em torno dos 60%.

O pódio foi completo por Flomena Cheyech, do Quênia, Eunice Chumba, do Bahrein e das etíopes Ymer Ayalew e Ester Kakuri. A melhor brasileira foi Tatiele de Carvalho, com a sétima posição.

Giovani chega em quarto 

Colocado como o melhor entre os brasileiros no masculino, Giovani dos Santos fez uma boa prova e conseguiu melhorar seu resultado em relação à edição passada. Com o tempo de 45min30s, ele novamente foi o mais bem colocado do país, terminando na quarta colocação. 

Sempre presente no pelotão de frente, o atleta chegou a liderar a prova, porém a subida da Brigadeiro Luis Antonio, juntamente com o alto ritmo imposto pelos africanos, fizeram com que Giovani se distanciasse.

- Eu fiz o que pude. Eu achei que na Brigadeiro eu poderia superar eles, mas não deu - afirmou à Gazeta.

Porém, ele acredita que está cada vez mais perto do inédito título da São Silvestre e afirma que enquanto puder correr, participará do último evento do calendário esportivo.

- Quem sabe o lugar mais alto do pódio não vai chegar - disse à Gazeta.

Rapazes sentem o forte calor

O forte calor que chegou aos 30 graus no encerramento da elite masculina e castigou seus participantes. Assim que cruzaram a linha de chegada, os primeiros colocados mostraram muito cansaço, deitando-se no chão, jogaram água no rosto e até tiraram os tênis.

Durante a premiação, o etíope Admasu passou mal e se retirou da cerimônia. Giovani dos Santos também não se sentiu bem durante a execução do hino nacional, mas atribuiu o desconforto ao forte ritmo da prova. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL - FEMININO 

1ª  Jemima Jelagat (Quênia) – 48min35s
2ª Flomena Cheyech Daniel (Quênia) – 49min15s
3ª Eunice Cehbicii (Bahrein) – 50min26s
4ª Ymer Wude (Etiópia) – 51min40s
5ª Ester Chesang Kakuri (Etiópia) – 51min45s
7ª Tatiele Roberta de Carvalho (Brasil) – 54min01s

CLASSIFICAÇÃO FINAL - MASCULINO

1º Leul Aleme (Etiópia): 44m53
2º Dawit Admasu (Etiópia): 44m55
3º Stephen Kosgei (Quênia): 45m00
4º Giovani dos Santos (Brasil): 45m30
5º Willian Kibor (Quênia): 45m49