Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Papo com Helio Castroneves: ‘As corridas voltam aos poucos nos EUA’

Engrenagem do esporte começa a girar, ainda que com as consequências da pandemia 

Helio Castroneves aguarda pelo retorno das corridas (Foto: Divulgação)
Escrito por

Oi amigos, nesses dias muito difíceis para toda a humanidade, com diversos setores paralisados ou funcionando precariamente, há um esforço geral para que voltemos a ter algo minimamente parecido com a rotina. No automobilismo não é diferente e, pelo menos aqui nos Estados Unidos, a engrenagem do nosso esporte começa a girar, ainda que as consequências da pandemia estejam presentes. É uma retomada que começa lentamente, mas começa.

A primeira categoria a voltar às pistas foi a NASCAR, que no domingo agora correu em Darlington, quase dois meses e meio após a corrida anterior, que foi em Phoenix e vencida pelo Joey Logano, do Team Penske. E hoje, quarta-feira (20), a categoria volta a correr em Darlington novamente, pois a ideia é fazer várias provas, mesmo que durante a semana. Nessa fase inicial, por seguranças, são eventos sem presença de público.

Isso é uma pena, pois o fã é presença fundamental no automobilismo. Mas, por outro lado, os protocolos das autoridades da saúde pública precisam ser seguidos integralmente.

Enquanto isso, a IMSA e IndyCar estão se preparando com o mesmo objetivo, ou seja, voltar à ativa. No caso do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a retomada da temporada 2020 está marcada para 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, no Daytona International Speedway. Será a volta para a mesma pista na qual abrimos o campeonato em janeiro, com a prova de 24 horas, entre os dias 25 e 26.

Agora o formato será diferente, pois vamos fazer uma disputa com duração de 2h40min. Depois disso, no dia 18 de julho, vamos correr no Sebring International Raceway com a mesma duração. Aliás, serão cinco corridas consecutivas de 160 minutos. Mas aí o leitor atento do Lance! pode perguntar:

- Castroneves, não vai ter mais a 12 Horas de Sebring?

Sim, vai ter. Seria uma tristeza tirar uma prova tão importante do calendário. Felizmente, foi mantida, mas deslocada para encerrar o campeonato desse ano. Antes disso, como uma espécie de “aquecimento” para a prova que dura a metade do dia, teremos duas provas igualmente tradicionais e em pistas históricas. Uma tem duração de seis horas, em Watkins Glen). A outra vai além, com 10 horas em Road Atlanta.

Já no caso da IndyCar, meu foco é a Indy 500. Como estou desde 2018 disputando o campeonato integral da IMSA pelo Acura Team Penske, o Roger tem me dado um carro para voltar anualmente para o Indianapolis Motor Speedway. Só que dessa vez será no dia 23 de agosto. Não tem problema, pois estaremos lá da mesma forma. Mas já vou avisando: no mês de agosto, em Indianapolis, faz um calor danado, tão quente que parece Ribeirão Preto.

Para vocês acompanharem minhas provas com o Acura ARX-05 DPi #7, ao lado do teammate Ricky Taylor, o novo calendário é o seguinte:

04.07 - Daytona International Speedway (2h40min)

18.07 - Sebring International Raceway (2h40min)

02.08 - Road America (2h40min)

06.09 - WeatherTech Raceway Laguna Seca (2h40min)

27.09 - Mid-Ohio Sports Car Course (2h40min)

04.10 - Watkins Glen International (6h)

17.10 - Michelin Raceway Road Atlanta (10h)

14.11 - Sebring International Raceway (12h)

Então é isso, amigos. Abração e até semana que vem.