Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De olho em Tóquio! Brasil estreia na Copa do Mundo de esgrima

Seleção será representada por cinco atletas no torneio; evento abre período de classificação para Paralimpíadas de Tóquio-2020

(Foto: Divulgação/CPB)
Escrito por

Tóquio é logo ali! De olho na classificação para as Paralimpíadas em 2020, a Seleção Brasileira está em Tbilisi, na Geórgia, para a disputa da Copa do Mundo de esgrima. Cinco atletas compõem a delegação verde e amarela na disputa, que se estende desta quinta-feira até o próximo domingo.

O Brasil já marcou presença em quatro edições da Copa do Mundo em 2018; Itália, Hungria, Polônia e Canadá. Todavia, a temporada qualificatória para Tóquio-2020 começou no dia 1º de novembro, tornando a competição na Geórgia a primeira a somar pontos para o ranking paralímpico dos Jogos. O período de classificação se estende até 31 de maio de 2020. 

Jovane Guissone (categoria A) foi o único brasileiro a subir ao pódio em edições anteriores da Copa do Mundo de esgrima, com duas pratas e quatro bronzes. o campeão paralímpico em Londres-2012 perdeu o movimento das pernas em 2004, após levar um tiro em reação a um assalto. 

- A gente tem também boas expectativas para a competição. O Jovane, que é nosso principal atleta, tem chance de medalha nas duas armas, no florete e na espada. Estamos confiantes que vamos levar alguma medalha para o Brasil desta vez também - afirmou Ivan Schwantes, treinador da Seleção Brasileira.

Outros quatro esgrimistas integram a Seleção Brasileira na Copa do Mundo: Vanderson Luis da Silva Chaves (categoria B), Alex Sandro Aparecido de Souza (categoria A), Karina Fernandes Maia (categoria A) e Suelen Rodolpho (categoria B). Os atletas irão competir nas provas de espada e florete.

Passados os compromissos na Geórgia, o último torneio do Brasil em 2018 será a Copa do Mundo de Kyoto (Japão), entre os dias 13 e 16 de dezembro. A expectativa é que a Seleção leve uma delegação maior, com sete atletas.