Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olho nas Olimpíadas: saiba quais são as principais competições poliesportivas disputadas em janeiro de 2023

Ano começa com competições importantes em diferentes modalidades olímpicas

Djokovic, Rayssa Leal e Medina entram em ação no primeiro mês do ano (Reprodução/Instagram)
Escrito por

A virada do ano estabeleceu uma marca expressiva dentro do cenário poliesportivo: falta apenas um ano e meio para os Jogos Olímpicos de Paris. Em meio à preparação dos atletas para as suas respectivas modalidades, são disputadas grandes competições, como Campeonatos Mundiais e etapas de nível e prestígio internacional.

Nesse sentido, o LANCE! separou para você, admirador dos esportes, as principais competições de modalidades olímpicas que serão realizadas em janeiro de 2023, com destaque para disputas nas quadras de tênis, pistas de skate e ondas no surfe.

+ Veja quais foram os 10 clubes mais populares do mundo em 2022 no Twitter

Entre os dias 16 e 29 de janeiro, o primeiro Grand Slam - agrupamento dos quatro eventos mais importantes do tênis - será realizado com a presença dos principais atletas do planeta. O Australian Open, disputado no país da Oceania, ocorre desde 1905 e está no seleto grupo de principais competições do esporte, ao lado de Wimbledon, Roland Garros e US Open.

Nomes como Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Casper Ruud estarão no torneio. Além dos craques, Novak Djokovic - maior campeão da história da competição, com nove troféus - luta pelo título e para alcançar Nadal, o ganhador da edição de 2022, como maior vencedor da história de Grand Slam. O sérvio possui 21 conquistas, enquanto o espanhol têm 22 títulos.

Djokovic beija o troféu do Australian Open 2022 (Tennis Australia)

Já no fim do mês, o skate ganha espaço com o Mundial na modalidade street. Disputado nos Emirados Árabes Unidos, o torneio ocorre entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, com participação de grandes atletas como Rayssa Leal, campeã do STU Open Rio e da SLS 2022, além de destaques internacionais.

A competição é organizada pela World Skate e tem a chancela de Mundial. Em outubro do ano passado, por conta de divergências contratuais, o STU Open Rio, que receberia a chancela, não entrou em acordo com a federação. Portanto, diferente da competição realizada no Rio de Janeiro, o torneio dos Emirados Árabes Unidos conta com a disputa no ranking do ciclo olímpico.

Rayssa Leal, a Fadinha, conquistou a SLS 2022 (Foto: Reprodução/Instagram Rayssa Leal)

Também entre janeiro e fevereiro, se inicia a World Surf League (WSL), o Mundial de surfe. Na última temporada, o brasileiro Filipe Toledo se sagrou campeão pela primeira vez, com vitória no Finals sobre o compatriota Ítalo Ferreira, na praia de Lower Trestles, na Califórnia. Os dois se preparam para a nova temporada, assim como o tricampeão mundial Gabriel Medina.

Medina é o maior vencedor brasileiro da WSL (Foto: Daniel Smorigo/WSL)

Agora, a primeira etapa da competição na temporada de 2023 ocorre em Pipeline, no Havaí, tradicional na prática do surfe. Em 2022, o veterano Kelly Slater venceu na abertura da WSL e se tornou o surfista mais velho a conquistar o troféu de uma etapa da competição. Ele tinha 49 anos.

Além das competições de tênis, skate e surfe, serão disputadas competições de handebol, hóquei sobre grama, breaking e vôlei de praia. Abaixo, confira a duração dos torneios e locais de disputa.

Principais competições poliesportivas em janeiro de 2023:

Handebol (Mundial masculino) - 12 a 29 de janeiro
Local: Polônia e Suécia

Copa do Mundo de Hóquei sobre grama (masculino) - 13 a 29 de janeiro
Local: Índia

Tênis (Australian Open) - 16 a 29 de janeiro
Local: Austrália

Breaking do Verão - 19 a 22 de janeiro
Local: Parque Olímpico/Rio de Janeiro

Vôlei de Praia (Finals) - 26 a 29 de janeiro
Local: Doha/Qatar

Skate (Mundial de street) - 29 de janeiro a 5 de fevereiro
Local: Emirados Árabes Unidos

Surfe (1ª etapa da WSL 2023) - 29 de janeiro a 10 de fevereiro
Local: Pipeline/Havaí