Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 08/06/2017
15:18
Atualizado em 08/06/2017
15:36
Compartilhar

A partir desta sexta-feria, 600 atleta de 100 clubes brasileiros participam da 36ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, na Arena Caixa ,em São Bernardo do Campo. Considerada o principal evento interclubes da modalidade na América Latina, a competição servirá para os participantes buscarem índices para o Mundial de Londres, em agosto. A entrada é franca.

A pedido dos clubes, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reduziu a programação da competição para apenas três dias. Com isso, aumentaram as exigências nos índices de participação, reduzindo o número de inscritos.

As competições desta sexta-feira terão 16 provas - cinco pela manhã (partir das 9h) e 11 à tarde (a partir das 14h20). No período da tarde, sete serão finais: martelo masculino e feminino, vara feminino, 100m masculino e feminino e 10.000m masculino e feminino.

Entre as atrações está o pernambucano Wagner Domingos (B3 Atletismo), que já obteve a qualificação para o Mundial de Londres no lançamento do martelo. Ele tem 77,21m como melhor marca de 2017, obtida em Celje, na Eslovênia, em maio, a oitava melhor do ranking mundial. Na Rio-2016, o recordista sul-americano, com 78,63 m, terminou em 12º lugar.

Nas outras provas, vários competidores que foram convocados para representar o Brasil na Olimpíada estão inscritos, como Joana Ribeiro Costa (Pinheiros), na vara; e as velocistas Ana Claudia Lemos, Rosangela Santos, Bruna Farias, Franciela Krasucki e Kauiza Venâncio (todas do Pinheiros), além de Vitória Rosa (B3); Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama), Jorge Henrique Vides (Pinheiros), Bruno Lins e José Carlos Moreira (CT Piauí) e Ricardo Mário de Souza (FCTE), no masculino.

Nos 10.000 m feminino, a atração é a atleta olímpica Tatiele Roberta de Carvalho (Orcampi Unimed), além da maratonista Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros). No masculino, Solonei Rocha da Silva, também maratonista, está inscrito nos 10.000 m pela Orcampi Unimed.

No ano passado, também na Arena Caixa, o Pinheiros encerrou uma série de 14 conquistas consecutivas da BM&FBovespa (agora B3 Atletismo), equipe com sede em São Caetano do Sul.

Siga o Lance! no Google News