Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nova Zelândia é o time a ser batido na Copa do Mundo de rúgbi

Sem alguns dos astros que encantaram o mundo na conquista do Mundial-2015, país é favorito no torneio, que começa nesta sexta-feira. Brasil não se classificou

Reprodução/Twitter
Escrito por

Começa nesta sexta-feira, com a partida entre Japão, o país-sede, e a Rússia, a nona edição da Copa do Mundo de rúgbi, que conta com 20 seleções divididas em quatro grupos de cinco. A ESPN transmite a cerimônia de abertura às 6h30 (de Brasília) e logo em seguida a partida inaugural. Atual bicampeã, a Nova Zelândia segue como a principal favorita, mostrando isso nos vários torneios e amistosos que disputou. A competição vai até o dia 2 de novembro.

O time vem bem modificado daquele que foi considerado o melhor já formado na história deste esporte. Os dois maiores ídolos, o capitão Richie McCaw e o chutador Dan Harper, já aposentaram as chuteiras. Ainda assim, o time sobra e o cara da vez é Beauden Barret, melhor do mundo em 2016 e 2017 e segundo colocado em 2018, além de Rieko Ioane, Top3 nos últimos três anos e do veterano Brodie Retallick, melhor do mundo em 2014 e que pode conquistar a sua terceira taça.

Tradicionalmente, Austrália e África do Sul são os principais rivais dos neozelandeses (que tem quase o dobro de vitórias em cima de todos os rivais) e os especialistas consideram que para este Mundial, Irlanda, Inglaterra e a Argentina, com a base que ficou em 4 lugar em 2015, podem surpreender.
A Irlanda, inclusive, chega ao Japão como a número 1 do ranking, jogando os All Blacks para o segundo lugar. Outro que merece ser citado é o País de Gales.

Recentemente ganhou um dos torneios mais tradicionais do esporte, o Six Nations (Inglaterra, França, Irlanda, Escócia e Itália),  vencendo todos os seus jogos.

O Brasil, o atual 26º do ranking, não conseguiu a sua classificação. O país jamais conseguiu avançar para um Mundial.

CURIOSIDADES DO RÚGBI UNION

Os campeões
1987 - Nova Zelândia; 1991 - Austrália; 1995 - África do Sul. 1999 - Austrália; 2003 - Inglaterra; 2007 - África do Sul: 2011- Nova Zelândia; 2015 - Nova Zelândia

......................

Os concorrentes
Como 11 seleções são muito superiores historicamente, entraram automaticamente no Mundial sem passar por eliminatórias: África do Sul, Argentina, Inglaterra, França, Geórgia, Irlanda, Itália, Escócia, País de Gales, Auistrália e Nova Zelândia. As seleções que se classificaram em eliminatórias foram: Estados Unidos, Canadá e Uruguai (Américas) Namíbia (África), Rússia (Europa), Fiji, Tonga e Samoa (Oceania) e Japão, país-sede.
......................

O Pelé do Rúgbi
É consenso considerar o neo-zelandês Jonah Lomu (1975-2015) o Top1, pois ele foi o primeiro grande ídolo do esporte, é o artilheiro de tries (o gol) em um único jogo, um dos artilheiros de Mundiais. Curiosamente, jamais ganhou uma Copa com a sua seleção. Ele encerrou a carreira por uma série de lesões e morreu aos 40 por falência renal, dias após a conquista de 2015 da Nova Zelândia. Uma curiosidade: ele fez um transplante de rim e, ainda assim, voltou a jogar duas temporadas antes de aposentar-se.