Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Norris resiste ao mau tempo e conquista pole position da corrida sprint da China

Sob muita chuva, os pilotos definiram a classificação do grid para a sprint

Lando Norris, da McLaren, após a terminar na primeira posição da classificação para sprint na China. (Foto: Pedro Pardo / AFP)
Escrito por

Lando Norris resistiu ao ‘sabão’ que virou a pista da China por conta da chuva e conquistou a pole-position para a corrida sprint - a primeira da temporada 2024 da Fórmula 1. O britânico fez o melhor tempo na classificação da prova curta, realizada nesta sexta-feira (19).

A chuva esperada para o TL caiu com força entre o SQ1 e o SQ2. E se o asfalto não tinha exatamente a aderência esperada, mas não estava de todo ruim, a água transformou a pista em um sabão. Com isso, o objetivo dos pilotos passou a ser segurar o carro dentro das linhas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

E foi um festival de rodadas e escapadas. Ninguém ficou livre dos erros, incluindo Verstappen, que não conseguia tempo registrado por conta das voltas deletadas por "excesso de limites de pista".

Na reta final, Lewis Hamilton assumiu a liderança e parecia com a posição de honra garantida, mas Norris veio e melhorou a marca. De início, porém, a direção de prova anulou a volta do britânico, mas consertou o erro e devolveu o tempo de 1min57s940 ao piloto da McLaren.

Lando Norris conquistou a pole position da corrida sprint da China (Foto: Pedro Pardo / AFP)

Confira como foi a classificação da corrida sprint em Xangai:

Se o único treino livre do fim de semana deixou mais dúvidas do que certezas - não apenas pela liderança de Lance Stroll - mas também pela presença da dupla da Haas, Esteban Ocon e Bottas entre os dez primeiros, o TL1 também surpreendeu. A chuva prometida para resolveu cair, ainda que leve, logo após a sessão. E apesar de não ter comprometido por ora o uso dos pneus slicks, foi o suficiente para deixar as condições do asfalto ainda mais complicadas e criar uma tensão no ar, pois a previsão era de mais água.

SQ1: Alpine mantém calvário enquanto gramado pega fogo de novo!

Com 20°C de temperatura ambiente, 28°C no asfalto e 34% de umidade relativa do ar, os pilotos partiram com os pneus médios para o SQ1, conforme determinado pelo regulamento. Após as primeiras tentativas, Verstappen assumiu a liderança com 1min36s456, porém Pérez foi ainda melhor e virou 1min36s110. O mexicano ganhou no último setor, enquanto Max garantia o tempo mais rápido no trecho intermediário de Xangai.

Na parte debaixo, caíam fora Alexander Albon, George Russell, Ocon, Logan Sargeant e Yuki Tsunoda. O tailandês abriu mais um giro rápido com menos de 1min na regressiva, mas passou 0s1 acima no setor 1. No 2, perdeu ainda mais tempo, não melhorando a própria marca e sendo o primeiro eliminado da shootout.

Russell também veio no embalo e arrancou uma 12ª colocação, empurrando Pierre Gasly para fora da segunda parte da sessão. E foi isso, pois ninguém mais do fundo do pelotão conseguiu melhorar volta. Destaque para a dupla da Alpine, com carros diferentes por conta das atualizações no bólido de Esteban, porém sem sucesso; Tsunoda, que tem feito boas classificações na temporada; e para o fogo! — ele mesmo, que simplesmente voltou a consumir o gramado no finalzinho da atividade, agora na curva 5.

SQ2: Chuva cai e atrapalha volta de Russell, e Zhou avança

Por conta do novo incidente, o início do SQ2 começou com atraso, o que aumentou ainda mais a preocupação com a chuva. A transmissão já avisava que o temporal cairia para valer em poucos minutos, mas já era possível notar o movimento costumeiro das arquibancadas buscando capas de chuva enquanto o céu ficava cada vez mais carregado.

Foi o suficiente para o engarrafamento na saída do pit-lane se formar. Os carros da Haas, por exemplo, tentavam de todas as formas um espacinho, mas tal qual a hora do rush em cidade grande, não teve vez. Melhor para os carros da McLaren, que puxaram a fila. E mais ainda Norris, que estabeleceu 1min36s047 como tempo a ser batido.

Lewis Hamilton largará na segunda colocação da sprint (Foto: Greg Baker / AFP)

Piastri, então, foi ainda melhor e virou abaixo de 1min35s8, sustentando a liderança até ser superado por Charles Leclerc, que virou 1min35s711. Só que Verstappen, para variar, foi mais rápido e cravou 1min35s606. Pérez colocou-se em terceiro, com Piastri, Norris, Sainz, Bottas, Alonso, Hamilton e Zhou passando para a parte final. Russell, o duo da Haas, Daniel Ricciardo e Stroll eram os que caíam fora até então.

Com o aviso de chuva iminente, o representante da Mercedes tentou emendar mais uma volta rápida, mas não deu tempo: dessa vez, a chuva veio com vontade, acabando com qualquer chance do britânico e dos outros que já estavam do 11º para baixo.

SQ3: Norris segura carro e termina na pole

O trânsito à la Avenida Brasil voltou a se formar na saída dos boxes. Agora, todos devidamente calçados com os intermediários, mas já na volta de instalação, Leclerc perdeu o controle do carro e bateu, enquanto Norris ‘sambava’ no asfalto fazendo o possível para se manter no traçado.

O piloto da Ferrari conseguiu retornar e levar o carro aos boxes, evitando uma paralisação. Mas condições eram tão precárias que até Verstappen, que raramente erra, não conseguiu evitar a escapada.