Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nadadora do Flamengo é suspensa após resultado adverso em exame antidoping

Gabrielle Roncatto, de 23 anos, testou positivo para e furosemida, hidroclorotiazida e metabólito de clorotiazida em exame fora de competição realizado no dia 14 de janeiro

Gabi Roncatto foi a nadadora mais jovem do Brasil nos Jogos Rio-2016 (Foto: Paula Reis/CRF)
Escrito por

A nadadora Gabrielle Roncatto, do Flamengo, foi suspensa provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) após resultado analítico adverso para três substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada). A informação foi publicada pela secretaria na última segunda-feira, em seu site oficial.

> Flamengo é processado por designer por suposto plágio em camisas

O teste, realizado fora de competição no dia 14 de janeiro, apontou a presença de “Furosemida, hidroclorotiazida e metabólito de clorotiazida”. A atleta de 23 anos aguarda audiência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) para que seja definida a pena e já começou a preparar a defesa.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e o Flamengo foram informados do resultado adverso no início de fevereiro. Desde então, Gabrielle se afastou dos treinos. Só agora, no entanto, o caso foi divulgado pela ABCD. 

Os diuréticos não apresentam efeitos de aumento de performance, mas são proibidos pela Wada por mascararem substâncias dopante. A Furosemida é a mesma substância que causou o doping do ex-nadador Cesar Cielo, em 2011.

Em Jogos Pan-Americanos, a atleta conquistou uma prata em Toronto-2015 e um bronze em Lima-2019, ambas no revezamento 4x200m livre. Ela fez parte do time que representou o Brasil na mesma prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e do Rio-2016.


"A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, no início de fevereiro, uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem referente a um teste positivo de um (a) atleta de Natação realizado em janeiro deste ano. Desde então, conforme determinação ABCD, o (a) atleta está suspenso (a) até que o julgamento seja realizado. O caso corre em sigilo", informou a CBDA.