Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mundiais de Skate Street e Park 2023: confira o regulamento do torneio

Mundial de street ocorre desde o último domingo, em Sharjah; modalidade park é disputada a partir do dia 5 de fevereiro

Bicampeã da SLS, Pâmela Rosa é esperança de pódio para o Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)
Escrito por

Os Mundiais de Skate Street e Park valem para a corrida olímpica de olho nos Jogos de Paris 2024. No último domingo, começaram os treinamentos dos atletas da modalidade street, como Rayssa Leal e Pâmela Rosa, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O torneio da categoria, feminino e masculino, é decidido no dia 5 de fevereiro. No mesmo dia, se iniciam as competições da modalidade park, com olhos voltados para nomes como Sky Brown e o brasileiro Pedro Barros.

A competição possui a chancela de Mundial da World Skate, organizadora dos grandes eventos da modalidade olímpica. Dessa forma, o LANCE! apresenta o formato da competição e o calendário do evento de street e park.

+ Mundiais de Skate Street e Park terão 40 representantes brasileiros em Sharjah

FORMATO DOS MUNDIAIS DE STREET E PARK

Street:

Na primeira fase, avançam 32 skatistas. Já na segunda, 16 atletas se classificam. Na semifinal, os oito melhores garantem vaga na decisão.

Na primeira (classificatórias) e na segunda fase (quartas de final), os skatistas terão direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.

Na semifinal e na final, cada skatista realiza duas voltas e cinco tentativas de manobra única. A pontuação final será composta pela somatória de três notas: melhor volta e as duas manobras de maior pontuação.

Park:

Nas quatro fases - primeira fase, quartas, semifinal e final, cada skatista pode realizar três voltas de 45 segundos, valendo como nota final a volta de maior pontuação.

Assim como no Street, 32 skatistas avançam na primeira fase e 16 na segunda. Na semifinal, os oito melhores garantem vaga na decisão.

+ Mundiais de Skate Street e Park: veja datas e onde assistir aos eventos do ciclo olímpico

Os skatistas do Top 5 do ranking mundial de cada modalidade e gênero entram direto na segunda fase da competição. Do sexto ao 30º, é necessário disputar a primeira fase classificatória. Líder do ranking na categoria street feminino, por exemplo, Rayssa Leal começa o torneio na segunda fase.

As Confederações Nacionais podem registrar até seis atletas por categoria, independente do número de pré-classificados pelo ranking mundial. A medida foi feita para tornar a competição mais diversa.

CRONOGRAMA DOS MUNDIAIS DE SKATE

Street: 29 de janeiro a 5 de fevereiro

Domingo (29/01), segunda (30/01) e terça (31/01) - treinos
Quarta (01/02) - classificatórias feminino
Quinta (02/02) - classificatórias masculino
Sexta (03/02) - quartas de final - feminino e masculino (entram os melhores ranqueados)
Sábado (04/02) - semifinal - feminino e masculino
Domingo (05/02) - final - feminino e masculino

Park: 5 a 12 de fevereiro

Domingo (05/02), segunda (06/02) e terça (07/02) - treinos
Quarta (08/02) - classificatórias feminino
Quinta (09/02) - classificatórias masculino
Sexta (10/02) - quartas de final - feminino e masculino (entram os melhores ranqueados)
Sábado (11/02) - semifinal - feminino e masculino
Domingo (12/02) - final - feminino e masculino