Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

MotoGP: Jorge Martín exibe veia cerebral em Jerez e ratifica status de melhor do ano

Em uma corrida sprint caótica no GP da Espanha, Martín soube ser frio

Jorge Martín ampliou vantagem na classificação da MotoGP (Foto: Red Bull Content Pool)
Escrito por

Se existia alguma dúvida, não pode existir mais: o espanhol Jorge Martín é o melhor piloto da MotoGP na temporada 2024. Ao menos até agora. A caótica sprint do GP da Espanha deste sábado (27) mostrou que o tradicionalmente passional piloto da Pramac também sabe manter a cabeça no lugar, mesmo com o mundo — quase que literalmente — desabando ao redor.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A prova curta em Jerez de la Frontera foi marcada por inúmeros acidentes. Dos 25 pilotos presentes para o GP da Espanha, 15 caíram ao longo da disputa: Aleix Espargaró, Jack Miller, Francesco Bagnaia, Fabio Di Giannantonio, Lorenzo Savadori, Álex Rins, Enea Bastianini, Brad Binder, Álex Márquez, Marc Márquez, Marco Bezzecchi, Maverick Viñales, Stefan Bradl, Luca Marini e Johann Zarco. Ou seja, 60% dos pilotos que alinharam no grid.

Apesar do caos, motivado pelas condições de pista — o circuito andaluz tem um problema crônico que permite que a água absorvida volte à superfície —, o #89 conseguiu se manter firme durante todas as voltas.

A boa atuação, porém, começou antes do caos. Já na largada, Martín, que era o terceiro no grid, se colocou à frente de Marc Márquez e, sem demora, tomou a ponta de Brad Binder, que largou muito bem. O titular da Pramac, entretanto, errou mais adiante na disputa, abrindo caminho para a passagem do rival da Gresini.

Só que Márquez falhou e, na queda do hexacampeão, a liderança mais uma vez voltou para Jorge. O #89, então, se manteve firme até conquistar mais uma medalha de ouro por vitórias na corrida sprint.

“Muito contente com esta medalha”, disse Martín. “Foi muito complicado, pois a pista estava muito no limite. Tive um susto muito grande na curva 7, e Marc me passou na 9. Depois, ele caiu e eu foquei em tentar acabar. Não era nada fácil terminar”, frisou.

Com o resultado em Jerez, Martín agora soma 92 pontos e ampliou para 29 a vantagem, agora para Pedro Acosta, que assumiu a segunda colocação. Superado por Francesco Bagnaia na disputa pelo titulo do ano passado, Martín voltou mordido para a temporada 2024 e, ao menos neste início de campeonato, tem mostrado vez após outra que é o melhor do pedaço. Se a postura sólida vai perdurar, o tempo vai dizer, mas, até aqui, ninguém foi mais forte do que ele.

A largada do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, está marcada para as 9h (de Brasília), deste domingo (28).