Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Monstro! Avancini conquista o 12º título brasileiro na categoria elite

Atleta venceu na tarde desse domingo a prova do Cross Country Olímpico (XCO). Atleta soma agora 21 títulos de Campeonato Brasileiro, no total

Competição aconteceu neste domingo em Minas Gerais (Foto: Reprodução)
Escrito por

Na tarde desse domingo, Henrique Avancini conquistou seu 21º título de campeão brasileiro - entre eles, 12 na elite nacional. O atleta petropolitano venceu em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, a prova do Cross Country Olímpico.

Henrique Avancini, da equipe Cannondale Factory Racing, venceu a prova com o tempo 1 hora 15 minutos e 09 segundos. Ulan Galinski, da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, ficou com a segunda colocação com o tempo de 1 hora 16 minutos e 50 segundos, com Bruno Martins Lemes na terceira posição (1 hora 17 minutos e 19 segundos).

Avancini já havia conquistado na sexta-feira o título do Short Track (XCC). Com ambas as conquistas, o ciclista da equipe Cannondale Factory Racing segue com o direito de usar a camisa com a bandeira do Brasil nas provas de 2023.

- Nesse último mês consegui crescer bem nos treinos. Minha forma é bastante boa, não foram todos eventos aqui no Brasil que consegui me dedicar tanto. Coloquei muita dedicação, pois queria defender os dois títulos, seguir o campeão nas duas categorias. E sabia que se eu executasse bem eu teria chance de vencer. Hoje eu só me preocupei em fazer um ritmo forte, não deixar ninguém ficar muito envolvido. E a estratégia deu certo - disse Avancini após a vitória no XCO.

Com o título desse domingo, Avancini agora soma 21 títulos de Campeonato Brasileiro. Só na elite são 12 conquistas. No Cross Country Olímpico (XCO), Avancini venceu a mais importante competição nacional nos anos de 2013-2015-2016-2018-2019-2020-2021-2022. Na categoria Maratona (XCM) ele foi campeão em 2019. Já no Short Track (XCC) suas conquistas foram em 2020-2021-2022.

Além do pupilo Ulan Galinki como vice-campeão do Campeonato Brasileiro de XCO, Avancini também comemorou nesse domingo o título de Sabrina Oliveira como campeão da categoria feminina Sub-23 no XCO. Sabrina compete pela Caloi / Henrique Avancini Racing.