Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Martine e Kahena levam ouro no evento-teste para Tóquio 2020

Dupla brasileira conquistou o título por antecipação na disputa que também é válida como a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2018/19<br>

Ventos fracos e chuva cancelaram regata desta sexta-feira e Martine e Kahena faturaram o título por antecipação (Foto: Sailing Energy / World Sailing)
Escrito por

Vitória brasileira na vela! Nesta sexta-feira, ventos fracos e chuva cancelaram as regatas previstas em Enoshima, no Japão, mas foram favoráveis para as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que lideram a classe 49erFX, com vantagem de 26 pontos, e conquistaram por antecipação o título do evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, também válido como a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2018/2019.

- Foi bom, para gente é muito importante saber que conseguimos velejar bem na raia olímpica. A gente fez uma preparação boa antes, acho que ajudou um pouco ter o meu pai (Torben Grael) como técnico. A gente nunca ganhou um campeonato por antecipação, estamos muito felizes - contou Martine Grael.

Nesta sexta seria disputado o último dia de regatas classificatórias para a medal race, mas por conta do cancelamento devido às condições climáticas, as 10 melhores duplas da 49erFX na classificação atual avançaram para a final. 

Líderes da categoria a dupla brasileira tem apenas 11 pontos perdidos, contra 37 das britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey, que estão em segundo lugar. Apesar de faltar apenas uma regata a ser disputada, a dupla brasileira já garantiu a medalha de ouro pela diferença inalcançável de 26 pontos - É improvável que Martine e Kahena sejam ultrapassadas na disputa por medalha, já que o máximo que se pode perder em uma prova são 20 pontos. 

- Estou muito feliz. A gente teve uma semana muito produtiva, a gente velejou com cabeça e foi muito bom. Apesar do tempo que ficamos sem velejar juntos, estamos muito sincronizadas e a gente conseguiu fazer um belo campeonato e ganhar o título com antecedência pela primeira vez - disse Kahena Kunze.

O evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é a segunda competição da dupla brasileira depois de Martine Grael ter passado uma temporada se dedicando à Volvo Ocean Race. A dupla ainda fica mais alguns dias no Japão e vai disputar a Enoshima Olympic Week entre 21 e 24 de setembro.