Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Manuella Lyrio se aposenta da natação profissional aos 31 anos

Brasiliense tem no currículo nove medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo uma de ouro, três de prata e cinco de bronzes, e integrou a Seleção Brasileira por mais de uma década

Manuella Lyrio foi um dos destaques da natação feminina na última década (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)
Escrito por

Um dos destaques do Brasil na natação feminina na última década, Manuella Lyrio anunciou nesta sexta-feira a aposentadoria das piscinas. Em quatro edições dos Jogos Pan-Americanos, ela conquistou nove medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e cinco de bronzes.  

A brasiliense de 31 anos representou a Seleção Brasileira por mais de uma década e foi semifinalista dos 200m livre nos Jogos Rio-2016, com recorde sul-americano vigente até hoje: 1m57s28. Ela também se destacou nos 400m livre, prova em que chegou a ser recordista brasileira por um período.

Em 2005, com apenas 15 anos, Manuela ajudou o revezamento 4x200m a bater o recorde sul-americano em piscina curta. Dois anos depois, fez parte da equipe que levou o bronze na prova no Pan do Rio.

No Pan de Guadalajara, em 2011, Manuella levou a prata no 4x200m. Em Toronto-2015, conquistou mais três medalhas: prata no 4x200m livre e bronze nos 200m e no 4x100m. No ano passado, no Pan de Lima, foi ouro com o 4x100m medley misto, além da prata no 4x100m livre, e dois bronzes: 4x200m e 4x100m medley.