Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mais três brasileiros avançam em Gold Coast e Kelly Staler é eliminado

Promessa catarinense, Mateus Herdy garante a classificação para a terceira fase e vai encarar de novo Gabriel Medina. Peterson Crisanto e Willian Cardoso também passam

Aos 17 anos, Mateus Herdy passou para a terceira fase em Gold Coast, em sua estreia no WCT (Foto: Divulgação/WSL)
Escrito por

Mais três brasileiros se classificaram para a terceira rodada da etapa de Gold Coast, na Austrália, que abre a temporada de 2019 do Circuito Mundial de surfe (WCT). Nesta quinta-feira, Mateus Herdy, Peterson Crisanto e Willian Cardoso passaram de fase, e se juntaram a Gabriel Medina, Filipe Toledo, Jessé Mendes, Yago Dora, Italo Ferreira, Michael Rodrigues e Deivid Silva.

Promessa catarinense de apenas 17 anos e atual campeão mundial júnior, Mateus somou 12,77 pontos para derrotar o vice-campeão mundial Julian Wilson (11,23) e o italiano Leonardo Fioravanti (10,66). Agora, ele terá pela frente mais uma vez Medina, para quem perdeu na primeira rodada.

– É um sonho virando realidade. São muitas coisas boas acontecendo numa semana só. Quando vi a bateria de hoje, sabia que seria difícil. Fiquei a manhã toda assistindo às ondas quebrarem em Duranbah e sabia onde achar uma boa. Tentei pegar as melhores porque sabia que estava contra dois grandes surfistas – disse Mateus, em entrevista à WSL após a bateria.

Onde vezes campeão mundial, o americano Kelly Slater ficou pelo caminho após amargar o último lugar em bateria vencida pelo australiano Owen Wright, que fez 13,73. Peterson terminou em segundo, com 13,50, e também avançou. Slater somou apenas 10,63. No novo formato,apenas quatro surfistas são eliminados nas repescagens e 32 se enfrentam na terceira fase, em baterias eliminatórias.

Cardoso assegurou outra dessas vagas após somar 12,93, o suficiente para selar a vitória em confronto contra o havaiano Sebastian Zietz (11,64), que avançou em segundo, e o também brasileiro Jadson André (8,90), eliminado. Caio Ibelli também se despediu. 

A WSL decidiu mais uma vez levar o campeonato para a praia vizinha, Duranbah (D'Bah), devido às recentes tempestades causadas pelo ciclone Oma na região da Gold Coast. O episódio fez com que as ondas de Snapper Rocks acordassem mais um dia sem boas condições.

Confira os resultados da segunda fase

1: Julian Wilson (AUS) 11.23 x Leonardo Fioravanti (ITA) 10.66 x Mateus Herdy (BRA) 12.77
2: Jordy Smith (AFR) 13.93 x Ricardo Christie (NZL) 12.56 x Caio Ibelli (BRA) 10.63
3: Owen Wright (AUS) 13.73 x Peterson Crisanto (BRA) 13.50 x Kelly Slater (EUA) 10.63
4: Willian Cardoso (BRA) 12.93 x Sebastian Zietz (HAV) 11.64 x Jadson André (BRA) 8.90

Confira as baterias da terceira fase

1: Filipe Toledo (BRA) x Soli Bailey (AUS)
2: Adrian Buchan (AUS) x J.J. Florence (HAV)
3: Kanoa Igarashi (JAP) x Jessé Mendes (BRA)
4: Conner Coffin (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
5: Julian Wilson (AUS) x Reef Heazlewood (AUS)
6: Griffin Colapinto (EUA) x Seth Moniz (HAV)
7: Kolohe Andino (EUA) x Peterson Crisanto (BRA)
8: Owen Wright (AUS) x Ezekiel Lau (HAV)
9: Gabriel Medina (BRA) x Mateus Herdy (BRA)
10: Yago Dora (BRA) x Joan Duru (FRA)
11: Jordy Smith (AFR) x Ryan Callinan (AUS)
12: Mikey Wright (AUS) x Jack Freestone (AUS)
13: Italo Ferreira (BRA) x Ricardo Christie (NZL)
14: Michael Rodrigues (BRA) x Willian Cardoso (BRA)
15: Wade Carmichael (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
16: Michel Bourez (PLF) x Deivid Silva (BRA)