Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maestrale vence no 1º dia do 51º Circuito Rio

Campeão Brasileiro de Vela de Oceano será conhecido na segunda-feira

Fred Hoffmann
Escrito por

Com tempo nublado e depois muita chuva, começou, nesta sexta-feira, o 51º Circuito Rio, um dos mais tradicionais eventos de Vela de Oceano do Brasil que este ano é válido como o Campeonato Brasileiro da classe ORC da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. A organização é do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Em uma regata marcada pelo tempo ruim e pouco vento nos primeiros momentos, os veleiros demoraram cerca de seis até sete horas para cruzarem a linha de chegada na altura da ilha da Laje na entrada da Baía de Guanabara. O primeiro dia teve uma regata de percurso média de 22,6 milhas náuticas com os barcos montando a bóia na Boca da Barra, na altura do Joá.

A equipe Maestrale, com seu novo barco, um Felci 315, surpreendeu os favoritos e levou a vitória na primeira regata, chamada Victor Demaison, com 5h41min01 no tempo corrigido deixando em segundo lugar o veleiro paulista Bravo com um membro do projeto Grael, de Niterói (RJ), Alex Sandro, e Esdras de Jesus, do projeto social Navega SP, de Praia Grande (SP).

O Avohai, de Lars Grael, fechou em terceiro lugar e com o quinto lugar da 70ª Regata Santos-Rio havia pulado para a liderança no geral acumulado da classe ORC saindo na frente na luta pelo título Brasileiro, mas após protestos julgados na manhã deste sábado, o barco Xamã/Red Noose, assumiu a liderança parcial da disputa com o Avohai em segundo e o Rudá Blue Seal em terceiro. Lars disputa o 51º Circuito Rio em seu barco junto com seu filho, o velejador profissional Nicholas Grael, de 23 anos, e sua esposa Renata, além de Clínio de Freitas, com o qual venceu sua primeira das duas medalhas olímpica, o bronze em Seul 1988.

"Foi uma regata com muitas alternativas com vento do quadrante sul/sudoeste no início, fraco, depois muito instável, quase que parou, período de calmaria que facilitou para os barcos menores. Esse período em que os barcos ficaram sob o regime de ventos fracos, todos andam pouco e os menores como o nosso Maestrale e outros tiram proveito. Soubemos aproveitar isso, depois vieram ventos sul, rajadas muito fortes de até 27 nós. Fizemos uma balonada muito rápida, andamos a quase 15 nós e achavamos que teríamos um resultado muito bom por causa disso até porque chegamos junto dos barcos grandes", disse Adalberto Casaes, comandante do Maestrale: "O campeonato está apenas começando, muita água por rolar literalmente e ficamos felizes com esse primeiro resultado, barco se mostrou muito bom e sólido".

Alex Sandro, do projeto Grael e tripulante do Bravo, comentou: "Ótimo resultado em condições de pouco vento até a primeira marca e muito vento com mar grosso no final. Conseguimos manter uma boa aproximação dos veleiros maiores".

Na classificação geral, o Maestrale pulou para o quinto lugar enquanto que o Bravo foi ao oitavo. O Xamã Red Noose, de Ilhabela (SP) é o segundo seguido pelo Ventaneiro 3, barco que venceu a 70ª Santos-Rio.

Na classe IRC, o Danadão, comandado por Guilherme Raffare e com Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, na tripulação, foi o vencedor da regata e no acumulado geral ficou em quarto lugar. O Saravah, vice-campeão na classe na Santos-Rio, assumiu a liderança geral com o Minna, em segundo, e o Boto V, em terceiro.

Na classe BRA-RGS, o vencedor da regata foi o Nativo pulando ao quarto no geral. O líder é o Zeus seguido pelo Dona Bola e o Beleza Pura 2.

O 51º Circuito Rio segue neste sábado com regatas a partir das 13h. O Campeão Brasileiro será conhecido após a última delas na segunda-feira.

Ao todo são 41 barcos competindo com veleiros do RJ, SP, SC, ES, RS e BA, e velejadores de todos os cantos do Brasil.


Premiação 70ª Santos - Rio

A cerimônia de premiação da 70ª Santos-Rio vai acontecer neste sábado, dia 31, no Iate Clube do Rio de Janeiro a partir das 20h com destaque para a premiação La Belle Classe dos veleiros clássicos oferecido em parceria do Iate Clube de Santos junto com o Yacht Club de Monaco, que organiza a regata mais antiga do mundo. A premiação do 51º Circuito Rio será na segunda, às 19h.

Programação 51º Circuito Rio

31/11/2020 SÁBADO
13h Regata
20h Cerimônia de Premiação – Regata Santos Rio

01/11/2020 DOMINGO
13h Regata
18h Cerimônia de Premiação da Regata Victor Demaison

02/11/2020 SEGUNDA
13h Regata
19h Cerimônia de Premiação – Pérgula da Piscina

O 51º Circuito Rio tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro com apoio da Associação Brasileira Veleiros de Oceano.

Confira os Resultados desta Sexta e o acumulado geral no Instagram da ABVO - @abvobrasil