Neste sábado, a brasileira Iris Tang Sing tornou-se a primeira lutadora de taekwondo a garantir vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A atleta de 25 anos, estreou no Grand Prix Final do México com uma derrota, mas mesmo assim terminou entre as seis primeiras do ranking e garantiu a vaga direta para a Olimpíada.
- Esta classificação é uma recompensa para todo sacrifício que fiz. Ao longo de minha carreira, foram várias noites sem dormir, dias que passei fome. Mas eu sempre digo que sem sacrifício não há vitória - disse a atleta em entrevista concedida ao portal UOL Esporte.
Neste ano, Iris já havia conquistado duas medalhas de bronze, sendo a primeira na categoria até 46kg, no Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, e a segunda, na categoria até 49kg, no Pan de Toronto, no Canadá. A lutadora também, neste ano, conseguiu o ouro na disputa dos Jogos Mundiais Militares, pela categoria de 49kg.
Além de Iris, o Brasil ainda tem outras quatro vagas certas para a Olimpíada, sendo duas no masculino e duas no feminino. As vagas só serão definidas no próximo ano, quando acontecerá uma seletiva realizada pela Confederação Brasileira de taekwondo.