Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Letônia pode não enviar atletas para Jogos Olímpicos de Paris se Rússia e Belarus competirem

Russos e bielorrussos estão em guerra com a Ucrânia; Comitê Olímpico da Letônia não aprova a inclusão dos dois países europeus

Olimpíadas de Paris serão disputadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto (Divulgação)
Escrito por

O porta-voz do Comitê Olímpico da Letônia afirmou que, caso a guerra na Ucrânia persista, não enviará atletas para os Jogos Olímpicos de Paris com a presença de atletas da Rússia e de Belarus. A declaração foi dada ao portal "Reuters". Na última semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que está aberto para incluir atletas dos dois países em guerra com os ucranianos como neutros - não representariam os seus países, mas poderiam participar dos Jogos.

- Se nós precisássemos tomar uma decisão agora, com certeza não iríamos competir. Mas os Jogos de Paris são em um ano e meio. Vamos ver o que acontece na Ucrânia e esperemos que o povo ucraniano vença essa guerra e esteja em uma outra situação - disse o porta-voz da Letônia nos cenário olímpico.

+ Comitê Paralímpico Internacional divulga calendário dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Apesar da insistência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, de banir os atletas que representam os países que instauraram a guerra, não há forte apoio público de outros países para a tomada da decisão por parte do COI.

Liderada por Vladimir Putin, a Rússia declarou guerra à Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022. Sob o auxílio de Belarus, os russos conseguiram invadir o país ucraniano com mais facilidade. As nações seguem em conflito.

A Letônia faz fronteira com a Rússia. Ao lado de Lituânia e Estônia, o país situado no leste europeu é um dos grandes críticos à invasão por parte dos russos e bielorrussos. 

Os Jogos Olímpicos de Paris ocorrem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Por sua vez, as Paralimpíadas serão disputadas do dia 28 de agosto ao dia 8 de setembro.