Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lars Grael entra no top-10 do SSL Finals; punição tira Scheidt da ponta

Brasileiro de 53 anos teve resultados consistentes nas regatas desta quinta e agora está no grupo que avançaria às quartas; Robert Scheidt foi penalizado e está no 2º no geral

Os brasileiros Lars Grael (boné vermelho) e Samuel Gonçalves durante o SSL Finals (Foto: Carlo Borlenghi)
Escrito por

Lars Grael teve resultados consistentes nas regatas desta quinta-feira e entrou no top-10 do Star Sailors League (SSL) Finals, campeonato de vela disputado em Nassau, nas Bahamas. Após oito provas, o brasileiro de 53 anos, que navega com Samuel Gonçalves, agora está na nona colocação, dentro do grupo dos dez melhores que avançam à próxima fase. Robert Scheidt, líder até o início do dia, acabou penalizado e caiu para a vice-liderança geral.

Foram disputadas apenas duas regatas nesta tarde, contra as quatro de quarta, por exemplo. Na primeira delas, Lars e Samuel terminaram em 12º lugar, e na segunda, em 7º. A dupla está próxima dos franceses Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot, sétimos no geral, e do sueco Freddy Lööf, que navega com o também brasileiro Bruno Padra - estes são os oitavos na classificação.

Robert Scheidt, líder do campeonato nos dois primeiros dias, foi segundo lugar na primeira regata desta quinta e vinha bem na outra, até receber uma punição dos organizadores. Isto derrubou o barco dele e de Henry Boening, o Maguila, para o 19º lugar.

Ao fim das 11 regatas, o pior resultado de cada dupla será descartado - até a quarta, para Scheidt isto significava um 11º lugar. Agora, é o 20º. Os norte-americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih assumiram a ponta com mais uma vitória - foi a terceira deles em oito provas. Os italianos Diego Negri e Sergio Lambertenghi vêm logo atrás de Robert e Henry, em terceiro.

Os outros brasileiros no campeonato estão distantes da disputa por uma vaga nas quartas: Artur Lopes, que compete com o alemão Hubert Merkelbach, subiu duas posições na classificação, mas ainda está em 18º lugar. Torben Grael, irmão de Lars, e Guilherme de Almeida seguem em 23º lugar entre 25 equipes depois de terem negado o pedido de reavaliação da pena que receberam na quarta.

O torneio, que reúne os principais nomes da vela, têm 11 regatas previstas como classificação, entre terça e sexta-feira, quando serão disputadas as últimas três.

Os dez primeiros seguem para o último dia de competição, no sábado, quando haverá quartas de final, semifinal e final, com oito, seis e quatro barcos, respectivamente. O vencedor da primeira fase passa diretamente à final, enquanto o segundo colocado entra na semifinal. O campeonato é transmitido ao vivo pelo site "starsailors.com".

*O repórter viaja a convite da SSL