Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 27/06/2019
14:45
Atualizado em 27/06/2019
15:31
Compartilhar

Na décima edição da ultramaratona Brasil Ride de mountain bike, a montadora de veículos Land Rover disputará o título da categoria corporativa, única em trios da competição.  A equipe será composta pelos ciclistas luso-brasileiros Herike Assis, Ricardo Gonçalves e Raone Demicheli.

Herike Assis, de 41 anos, é quem tem a maior experiência no trio na disputa corporativa da Brasil Ride. Ele começou a pedalar em 2013. Participa de competições de bike há quatros anos, sendo para ele uma grande aventura viajar pelo mundo pedalando, legado que pretende deixar para os filhos.

- Meu filho de 9 anos tem Síndrome de Down. Ele foi um dos motivos para eu ver que precisamos de muito pouco para viver e melhorar nossa qualidade de vida familiar. É algo diferente ter um filho e viver com alguém especial. Vivemos em uma época em que a socialização das pessoas é algo cada vez mais comum e sinto que a mentalidade como um todo tem mudado bastante, principalmente no meio esportivo - relata Herike.

Neste ano, ele vai para a sua quarta edição competindo na Brasil Ride, todas na categoria corporativa: Em 2016 fez a estreia, concluindo em 13º lugar. Nos dois anos seguintes completou a ultramaratona na quarta colocação.

- A ideia da equipe começou comigo e com o Raone, já conhecido na Brasil Ride, tendo representado a equipe Unidas até 2018, porque queríamos correr juntos e formar um trio na prova. Ao comentar com o Mario Roma, ele sugeriu representarmos a Land Rover e para nós foi um misto entre nos sentirmos valorizados e saber que teremos uma responsabilidade muito grande - disse.

- Queremos representar bem a marca e brigar pelo título da categoria. Estamos treinando forte e focados no objetivo. Há dois anos disputo as primeiras colocações da corporativa e luto pela camisa de líder. Por isso, estou acostumado com essa adrenalina - completou.

Português de Lisboa, o segundo integrante da equipe Land Rover, Ricardo Gonçalves, tem 39 anos e disputa as principais provas de seu país desde 2009, sendo o mais experiente do trio em competições. Além de participações em provas de ciclismo de estrada, Ricardo também disputou tradicionais eventos de MTB do país europeu, como diversas etapas da Taça Portugal e Taça Regional, Campeonatos Nacionais de Maratona, entre outros.

Mais jovem do trio, Raone Demicheli, de 34 anos, começou a dedicar-se ao mountain bike em 2011, na região de Belo Horizonte. Em 2013 participou pela primeira vez da Maratona Brasil Ride, em Mucugê (BA). Em 2015 competiu outra vez na Maratona, fazendo a estreia na ultramaratona em 2016, com o 23º lugar na open, e no ano seguinte foi o 29º geral, nas duas vezes ao lado de Henrique Couto. 

A prova 

Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona está marcada de s 20 a 26 de outubro, no extremo sul da Bahia, e terá a participação de 500 atletas. Durante sete dias eles terão pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, à Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga.

No último dia da competição, sábado (26), mais 1.200 ciclistas de todo o país juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. 

Inscrições

As inscrições para a décima edição da ultramaratona ainda estão abertas. Para garantir uma vaga, basta acessar o site da Brasil Ride: www.brasilride.com.br

Siga o Lance! no Google News