Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: A voz de Lewis Hamilton é mais alta que o barulho dos motores

Na retomada da Fórmula 1, piloto inglês lidera manifestação contra o racismo<br>

AFP
Escrito por

O automobilismo é um dos mais elitistas entre todos os esportes. E a Fórmula 1 é o símbolo da modalidade, o topo. Não é uma crítica, mas um fato. São raros os pilotos que fazem carreira nas pistas e chegam à categoria sem ter família rica. Exceções são aqueles que dão a sorte de conseguir apoio financeiro ou ser desde cedo apadrinhados por alguma equipe.

Por isso mesmo, a manifestação liderada por Lewis Hamilton neste domingo, na Áustria, na abertura da temporada da F-1, é um recado tão nobre quanto necessário. O piloto da Mercedes, seis vezes campeão do mundo, já havia se notabilizado por levantar a voz e criticar o silêncio da categoria, que muitas vezes parece viver em um mundo paralelo, alheia aos fenômenos sociais.
Todos os pilotos vestiram camisetas pedindo o fim do racismo ou apoiando a campanha Black Lives Matter, mas nem todos seguiram o inglês no momento em que ele se ajoelhou, gesto que vem sendo repetido em outras modalidades. Seis dos 20 ficaram de pé.

Hamilton é seguramente um dos maiores atletas de sua geração. Já seria pelas conquistas nas pistas, mas se tornou um personagem ainda maior ao liderar a discussão de temas cruciais que historicamente são desviados da cultura esportiva. O piloto inglês, ainda favorito para conquistar mais uma temporada, terminou a prova em quarto lugar. Mas, neste domingo, algo muito maior estava em jogo. Lewis Hamilton se importa e sua voz é mais alta que o barulho dos motores.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. Leitura rápida, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.