Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ketleyn Quadros leva primeiro Grand Slam da carreira em Brasília

Alexia Castilhos fatura a prata. David Lima e Maria Portela sobem ao pódio<br>

Ketleyn Quadros faturou primeiro Grand Slam da carreira (Foto: Rafal Burza/CBJ)
Escrito por

No segundo dia do Grand Slam de Brasília, nesta segunda-feira, o Brasil conquistou mais quatro medalhas. E uma delas teve um sabor especial: brasiliense, Ketleyn Quadros faturou o primeiro título deste tipo na carreira, na categoria meio-médio feminina. O país ainda faturou mais três medalhas: Alexia Castilhos e David Lima foram prata, e Maria Portela levou o bronze.

Ketleyn garantiu vaga na disputa de medalhas com três vitórias: estreou com ippon sobre Edwige Gwend (ITA), passou nas penalidades (shidos) pela russa Daria Davydova e conseguiu um waza-ari na chinesa Junxia Yang.

Na final, encarou Alexia Castilhos, que vinha de vitórias importantes, como o ippon em Maylin Del Toro Carvajal, 11ª no ranking mundial da FIJ, e um waza-ari no golden score sobre a brasileira Mariana Silva. Ketleyn aproveitou a oportunidade e conseguiu um ippon no último minuto do combate.

A segunda medalha de prata veio com David Lima (73kg). O paulista trilhou sua caminhada com ótimas vitórias, como contra o sueco Tommy Macias, cabeça de chave e número dois do mundo no ranking. Na final, pegou o russo Musa Mogushkov, campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro em 2011 e 15º no ranking. O adversário conseguiu um ippon logo no início da luta e ficou com o primeiro lugar na competição.

O bronze do judô brasileiro veio com Maria Portela. A gaúcha só não chegou à disputa do ouro porque foi superada pela colombiana Yuri Alvear, que no final saiu campeã do Grand Slam de Brasília. Portela então foi para a repescagem, venceu Maria Perez nas penalidades e conquistou o terceiro lugar com um waza-ari sobre a canadense Kelita Zupancic.

Ainda nesta segunda, mais doze atletas entraram no tatami. Ryanne Lima e Mariana Silva lutaram na categoria Meio-Médio feminina. Ryanne ficou na segunda fase, após sofrer três shidos no confronto com a britânica Amy Livesey. Livesey também venceu Mariana na disputa do bronze, fazendo com que a brasileira terminasse em quinto.

Na categoria Leve masculina, Juninho Santos, Marcelo Contini e Eduardo Katsuhiro pararam na segunda fase do Grand Slam de Brasília, enquanto Victor Penalber, Eduardo Yudy, Guilherme Schimidt e Guilherme Guimarães não chegaram a disputa de medalhas na categoria meio-médio masculina. Ellen Santana, Luana Carvalho e Amanda Oliveira, na categoria médio feminina, ficaram nas fases preliminares da competição.

O último dia do Grand Slam de Brasília será nesta terça-feira, com as categorias médio, meio-pesado e pesado masculina e meio-pesado e pesado feminina. As preliminares começam às 12h, enquanto que as finais são disputadas a partir das 16h.