Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Modalidades coletivas estreiam nos Jogos Universitários Brasileiros

Evento, que acontece até domingo (27) em Salvador, estreou diversas modalidades como o e-Sports e cheerleading (torcida). Aproximadamente 2.500 atletas disputam a competição

Amandinha, eleita cinco vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, está no JUBS (Jonne Roriz/Light Press/CBDU)
Escrito por

As competições da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começaram na segunda-feira (22). No primeiro dia, estrearam o basquete, futsal, handebol e vôlei, modalidades que também encerram a competição com as finais no domingo (27).

Nesta terça-feira, a competição teve início para os acadêmicos, com várias modalidades, entre elas a disputa de artigos científicos relacionados ao esporte, eSports (Fifa e League of Legends), judô, karatê e vôlei de praia.

Aproximadamente 2.500 atletas e técnicos de 27 delegações desembarcaram em Salvador esta semana para participar dos Jogos, que é o maior evento de esporte universitário da América Latina. Para chegar até a Fase Final, os atletas participam de edições estaduais, que acontecem ao longo do ano e reúnem mais de 80 mil participantes. Os Jogos atuam ainda como seletiva para competições universitárias internacionais, como a Universíade, que recebe, a cada dois anos, mais de 10 mil participantes de 170 países.

A competição na Bahia recebe alguns atletas de destaque como Amandinha, do futsal. A jogadora também faz parte da seleção principal da modalidade e foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo.

Márcio Araújo, que conquistou a medalha de prata com Fabio Luiz no vôlei de praia nas Olimpíadas de Pequim, também participa da disputa, mas dessa vez na quadra. O cearense faz parte do time da UniAteneu (CE).

No basquete 3x3, modalidade que será novidade nas Olimpíadas de Tóquio em  2020, o JUBs tem a presença de Luana Ariescha, que está em sua oitava participação no torneio e esteve com a seleção brasileira no Pan de Lima.

No total, 13 modalidades fazem parte do programa da Fase Final. Na quinta-feira começam o basquete 3x3, cheerleading (nova modalidade de acrobacias e coreografias de torcedores) e natação. É possível conferir os resultados no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

- Uma saudação especial aos nossos heróis, vocês, atletas, que conseguem conciliar o esporte com o estudo. Aqui está a nata do esporte e nada melhor do que comemorar os 80 anos da CBDU aqui na Bahia - disse o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário Alim Maluf Netoalou Maluf, na cerimônia de abertura do evento, na segunda à noite.

Para acender a tocha, foi convidado o judoca Diego Ferreira dos Santos, deca-campeão baiano. A competição é aberta ao público e é possível assistir aos jogos através do Facebook da CBDU.