Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogos Olímpicos de Tóquio adiados para 2021

Decisão aconteceu nesta terça-feira, após forte pressão internacional

Tóquio receberá Olimpíada em 2021 (Crédito: Divulgação)
Escrito por

O adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio é uma realidade. Nesta terça-feira, Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, conversou com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e ambos aceitaram o adiamento da competição para 2021.

A definição acontece depois de forte pressão de comitês olímpicos nacionais e atletas nos últimos dias. O COI vinha sendo criticado por adiar a decisão, obrigando atletas a seguirem treinando durante a pandemia do coronavírus.

Confira a nota oficial do COI:

"O Presidente Bach e o Primeiro Ministro Abe expressaram sua preocupação comum com a pandemia mundial do COVID-19, o que está fazendo na vida das pessoas e o impacto significativo que está causando nos preparativos dos atletas globais para os Jogos.

Em uma reunião muito amigável e construtiva, os dois líderes elogiaram o trabalho do Comitê Organizador de Tóquio 2020 e observaram o grande progresso que está sendo feito no Japão para lutar contra o COVID-19.

A propagação sem precedentes e imprevisível do surto viu a situação no resto do mundo se deteriorar. Ontem, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a pandemia do COVID-19 está "acelerando". Atualmente, existem mais de 375.000 casos registrados em todo o mundo e em quase todos os países, e seu número está aumentando a cada hora.

Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional.

Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos conturbados e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020".