Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Hugo Calderano e Thiago Monteiro se despedem do Aberto do Qatar

Atual vice-campeão e sexto colocado no ranking mundial caiu na estreia

Thiago Monteiro fez jogo duro contra sul-coreano, mas não avançou às oitavas de final  (Foto: ITTF)
Escrito por

Os brasileiros Hugo Calderano e Thiago Monteiro se despediram nesta quinta-feira do Aberto do Qatar, competição platinum do Circuito Mundial de tênis de mesa.

Sexto colocado no ranking mundial e vice-campeão do torneio no ano passado, Calderano foi superado pelo belga Cedric Nuytinck, 68° colocado, por 4 a 2 (4/11, 14/16, 11/8, 9/11, 11/4, 7/11). Em poucos momentos o brasileiro ameaçou o adversário no confronto.

Já Thiago fez um confronto equilibrado contra o sul-coreano Jang Woojin, 11° do mundo, mas acabou derrotado, de virada, por 4 a 2 (4/11, 11/7, 11/9, 8/11, 8/11 e 4/11).

Monteiro teve grande dificuldade no primeiro set. O sul-coreano dominou as ações e fechou em 11 a 4, com facilidade. Mas o brasileiro reagiu no segundo set, dificultou as ações do adversário e levou a segunda parcial, com 11 a 7.

No terceiro, Woojin chegou a abrir cinco pontos de vantagem e parecia que levaria com facilidade. Monteiro passou a se defender bem e forçou o erro adversário, virando para 11 a 9. O brasileiro continuou bem na partida no quarto set, mas o sul-coreano errou menos que na parcial anterior e voltou a empatar o confronto em sets.

O brasileiro seguiu dificultando demais a vida do sul-coreano, chegando a estar com vantagem de 6 a 3. O brasileiro encaminhava a vitória, mas Woojin fez cinco pontos consecutivos quando perdia por 8 a 6 e conseguiu a virada. A partir daí, Monteiro não se encontrou mais na partida, perdendo o sexto set e o confronto, por 4 a 2.

Thiago vinha de uma grande campanha na fase preliminar, com três vitórias expressivas, inclusive contra o número 25 do mundo, o nigeriano Quadri Aruna.

A boa campanha no torneio deve render muitos pontos no ranking. Atualmente, ele ocupa a 104ª posição e é um dos oito brasileiros que participam do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, no final de abril, em Budapeste (HUN).