Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Giro da Itália tem os dois primeiros com mesmo tempo. Resta uma etapa

Geoghagen vence a etapa 20 e assume a vice-liderança Jaii Hindley chega em segundo e é o líder. O tempo deles? 85h22m07s. Um deles será o campeão após a etapa deste domingo

Geoghegan (preto) dá o sprint final , vence a etapa 20 do Giro da Itália e vai para segundo lugar geral. Jai Hindley chega logo atrás e assume a liderança.  Resta apenas uma etapa e não há diferença de tempo entre eles (Foto: AFP)
Escrito por

O Giro da Itália não poderia ter um final mais emocionante. Neste sábado, numa etapa espetacular (montanha de 190km entre Alba e Sestriere, a penúltima), o britânico Tao Geoghagen conseguiu, num sprint final, chegar em primeiro lugar, com o australiano Jai Hindley logo atrás, por uma bike de distância. 

Como o holandês Wilco Kelderman não conseguiu se manter no grupo dos líderes e chegou muito atrás, e perdeu a primeira colocação geral. E aí vem a emoção: com o posicionamento de hoje, Hindley assume a ponta, com o mesmo tempo de Geoghagen. E os dois vão disputar o titulo no contrarrelógio de 20km, de amanhã, a última etapa. Quem chegar, um décimo de segundo que seja, na frente do outro, será o campeão do Giro, tendo em vista que Kelderman tomou um minuto de deficit e tirar isso numa etapa de apenas 20km e plana é improvável.

A etapa teve muitas estratégias e a vencedora foi da equipe Ineos, principalmente a realizada por Rohan Dennis, que terminou em terceiro lugar, 25s atrás da dupla da frente. O australiano puxou o pelotão na segunda montanha, pulverizando o grupo e, principalmente Wilco Kelderman. A ideia era clara. Hindley não iria forçar, pois tecnicamente trabalharia para o seu companheiro da Sunweb. Já Dennis, sendo agressivo, obrigaria Hindley a segui-lo, pois ele trabalhava para gregário de Tao Hart Geoghagen. Sendo assim, Wilco passou a ficar para trás. Na montanha final, já satisfeito com o seu trabalho, Dennis deixou os dois seguirem à frente. Não por acaso ao cruzar em terceiro, Dennis celebrou muito mais do que Geoghagen e Hindley. Nota 10 pelo seu papel estratégico.

Em quarto chegou João Almeida. Sem gregário, o português da Quick-Steps aproveitou a estrátégica da Ineos para se posicionar logo atrás dos ponteiros. Mesmo sofrendo muito, se manteve quem quarto lugar. Como não é um especialista em alto nível nas montanhas, mais uma vez o português mostrou que está evoluindo neste modalidade. Em tempo: esta é a primeira grande volta do português de apenas 23 anos e muito potencial.

Kelderman foi apenas o sétimo. Tudo indica que o seu esforço na dura etapa rainha de sexta-feira, quando assumiu a liderança, destronando João Almeida. Não teve pernas para anular a escapada de Dennis.

Quem é o favorito para o título?

O histórico dos dos líderes nos dois contrarrelógios anteriores indica equilíbrio. No contrarrelógio que abriu o Giro na etapa 1 (descida em plano de 15km), Hindley terminou com 49s de vantagem para Geoghagen. Entretanto, no segundo contrarrelógio, já na semana 2 e em subida de 34km, o britânico chegou 1m15s na frente de Hindley. Wilco Kelderman é contrarrelogista superior aos dois líderes, mas como a prova é bastante curta, tirar mais de 1m é considerado improvável.


A confiança do vice-líder Geoghagen

Nas entrevistas após a prova, Geoghagen se mostrava bem mais confiante na vitória.

- Fiquei atrás do Hindley na primeira etapa, mas ali eu estava trabalhando para o Geraint Thomas. Na segunda foi que eu mostrei do que sou capaz - disse o britânico, lembrando que ele começou o Giro como Gregário de Geraint Thomas (o capitão da equipe, mas que sofreu uma queda e abandonou a prova na etapa 3). E claro que estou animado. Hindley tinha de colocar tempo em mim e não conseguiu.

A surpresa do líder Hindley

Hindley, parecia sem jeito com a liderança e vestir pela primeira vez a Camisa Rosa. Isso tem um motivo: até a etapa de deste sábado, o australiano, embora em segundo lugar geral, trabalhava para o capitão da Sunweb, Wilco Kelderman, o líder que caiu para terceiro lugar.

- Vestir a Maglia Rosa e um sonho desde que comecei no ciclismo e é muito bom seguir na frente. Mas é claro que não era essa a ideia, dessa camisa não ficar com o Wilco. Nesta prova, eu tentei me manter na frente, tentando escapar, mas o Goeghagenn estava sempre próximo e no sprint final ele veio mais forte e venceu - disse Hindley.

Classificação Geral (TOP10)

1 - Jai Hindley (Austrália/Sunweb)  85h22m07s
2 - Tao Geoghegan Hart (GBR/Ineos) Mesmo tempo*
3 - Wilco Kelderman (Holanda/Sunweb) + 1m324
4 - Pello Bilbao (Espanha/Bahrain) + 2m51
5 - João Almeida (Portugal/Quick-Steps) + 3m14s
6 - Jakob Fuglsang (Dinamarca/Astana) + 6m32s
7 - Vicenzo Nibali (Itália/Trek) + 7m46s
8 - Patrick Konrad (Austria/Bora) + 8m05s
9 - Fausto Masnada (Itália/Quick-Step) + 9m24s
10 - Hemann Pernsteiner  (Austria/Bahrain) + 10m08s

(*) Hindley é líder porque pelo regulamento ele teve um tempo melhor no primeiro contrarrelógio do Giro.

Classificação da Etapa 19 (Top8)

1 - Tao   Geoghegan Hart  (Grã-Bretanha/Ineos) -  4h 52m 45s
2 - Jai Hindley (Austrália/Sunweb) Mesmo tempo
3 - Rohan Dennis (Austrália/Ineos) + 25s
4 - João Almeida  (Portugal/ Quick-Steps)  +1m01
5 - Andrea Vendrame (Itália/Ag2R) + 1m34s
6 - Augusto Rubio (Colômbia/Movistar) + 1m35s
7 - Pello Bilbao (Espanha/Bahrain) + 1m35
8 - Wilco Kelderman (Holanda/Sunnweb) m35s