Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ginasta russo é suspenso por apologia à invasão na Ucrânia

Atleta pode ficar mais de um ano fora de competições após usar símbolo de guerra em seu uniforme

Ginasta é suspenso por usar símbolo de guerra russo no uniforme (Reprodução/Youtube)
Escrito por

O ginasta russo Ivan Kuliak foi suspenso pela Comissão Disciplinar de Ética de Ginástica por fazer apologia à invasão russa na Ucrânia durante a Copa do Mundo por aparelhos e na cerimônia de premiação. O atleta terá que devolver a medalha de bronze que ganhou no último dia 5 e a premiação porém, a decisão cabe recurso.


Kuliak foi suspenso de qualquer competição reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica. Os atletas russos estão banidos de qualkquer competição até o dia 17 de maio de 2023. Se tal banimento seguir, o ginasta continuará suspenso por mais seis meses após a punição geral. Ele ainda terá que pagar uma multa de 2 mil euros (cerca de R$10,4 mil).

Kuliak desenhou uma letra Z em seu uniforme com esparadrapos após ganhar a medalha de bronze na Copa do Mundo e subiu no pódio com o sinal, ao lado do medalhista de ouro Ilia Kovtun, que é ucraniano.

+Veja as publicações dos clubes brasileiros sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia

O ginasta ainda afirmou que repetiria o gesto em entrevista ao "Russia Today":

- Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra ‘Z’ no peito ou não, faria o mesmo.

O Ministério da Defesa da Rússia emitiu um comunicado na última semana, dizendo que o Z pintado em tanques seria uma referencia a frase "Za Pobedu", que em russo quer dizer "pela vitória".