Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gabriel Medina vira no fim contra Ítalo Ferreira e vence etapa de J-Bay

Atual campeão mundial dá show nos minutos finais, bate Ítalo Ferreira na primeira decisão 100% brasileira da história da etapa sul-africana e obtém conquista inédita no tour<br>

Medina conquistou a etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul (Foto: Ed Sloane / WSL via Getty Images)
Escrito por

O surfista Gabriel Medina conquistou seu primeiro título na África do Sul, ao vencer o também brasileiro Ítalo Ferreira na final da etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial. Foi a primeira decisão 100% brasileira da história da etapa. Medina deu show nos últimos cinco minutos e anotou 19.50 de um máximo de 20 pontos, contra 16.77 de Ítalo, para ficar com a taça. 

Foi também uma final histórica por envolver, pela primeira vez na história, dois goofies (goofy é quem surfa com o pé direito na frente da prancha, o que teoricamente seria uma desvantagem nas ondas de Jeffreys que quebram para a direita). Assim, Medina é o primeiro goofy a ser campeão em Jeffreys Bay desde 1984, quando o australiano Mark “Occy” Occhilupo venceu a etapa, justamente na primeira edição do torneio. 


Com o resultado, Medina subiu da oitava para a sétima colocação no ranking mundial. Ítalo Ferreira, apesar da segunda posição em J-Bay, subiu da sexta à quarta posição do ranking. O líder é o americano Kolohe Andino, que foi eliminado na semifinal, seguido pelo também brasileiro Filipe Toledo. 

- É muito difícil ganhar esse campeonato. Eu não estava esperando essa vitória. Tudo isso começou depois da vitória sobre Ryan Callinan, em que virei na última onda. Nada é impossível - disse Medina logo após conquistar a etapa. 

A bateria começou equilibrada. Ítalo anotou um 9.10 logo na primeira onda. Medina não ficou atrás e conseguiu um 9.73 para ultrapassar o adversário. Na reta final da bateria, Ferreira pontuou 7.67 e colocou pressão em Medina. Porém, Gabriel mostrou sua costumeira frieza. Faltando poucos minutos para o fim da bateria, Medina pegou ótima onda, com direito a um tubo sensacional,  e anotou 9.77, somando 19.50 e ficando com o título.