Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Francês vence a regata de volta ao mundo Vendée Globe 2020

Yannick Bestaven não foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas faturou a volta ao mundo em solitário no tempo corrigido. Foram 80 dias, 3 horas, 44minutos e 46 segundos

O francês Yannick Bestaven celebrou a conquista da Vendée Globe 2020 (Foto: Divulgação)
Escrito por

O francês Yannick Bestaven venceu a Vendée Globe 2020 na última quinta-feira. O velejador de 48 anos do Maître Coq IV não foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas faturou a volta ao mundo em solitário no tempo corrigido.

O IMOCA chegou a Les Sables d’Olonne, na França, na madrugada da quinta-feira em terceiro lugar. Mas o velejador teve uma compensação de tempo de 10 horas e 15 minutos concedida por um júri internacional por resgatar Kevin Escoffier no início da aventura.

Yannick Bestaven superou no corrigido os compatriotas Charlie Dalin e Louis Burton. O tempo foi de 80 dias, 3 horas, 44minutos e 46 segundos, incluindo a compensação.

O skipper do Maître CoQ IV foi um dos dois capitães que lideraram a flotilha por mais tempo: 26 dias, ou 32% do tempo.

- Este resultado está além das minhas expectativas. Imaginei viver muitas coisas e vivi muitas outras. Depois de ter lutado como eu lutei, trazer uma vitória para Maître CoQ IV é um sonho!.

- Essa Vendée Globe tem dois campeões. O APIVIA do Charles Dalin também é.

A nona edição da prova teve uma entrada recorde de 33 capitães e foi marcada por padrões climáticos complicados tanto para a descida quanto para a subida de volta ao Atlântico Sul.

A classe IMOCA 60 é uma das maiores do mundo da vela oceânica e está presente em regatas como Transat Jacques Vabre e The Ocean Race.

A última citada será em 2022-23 e tem confirmado um barco brasileiro, o Team SC Brasil, que poderá contar com ícones da modalidade de oceano como Joca Signori e André Fonseca.