Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Francês é eleito presidente da União Ciclística Internacional

David Lappartient prega uma luta rígida contra doping e corrupção, além de desejo de estreitar relações com o COI

David Lappartient, era vice-presidente da UCI desde 2013 (Foto: Divulgação/Twitter UCI)
Escrito por

O francês David Lappartient, de 44 anos, foi eleito, nesta quinta-feira, presidente da União Ciclística Internacional (UCI). A votação foi realizada durante o congresso da entidade, em Bergen, na Noruega. Ele superou o atual presidente, o inglês Brian Cookson, por 37 a oito. 

Vice de Cookson desde 2013, Lappartient acumulava as funções de presidente da União Ciclística da Europa, Federação Francesa de Ciclismo e do Conselho de Ciclismo Profissional. Ele ainda é prefeito da cidade de Sarzeau, localizada noroeste da França.

Em seu discurso de campanha, o francês prometeu 'recuperar a influência da entidade no movimento olímpico, onde te perdido terreno nos últimos anos'. Além disso, também se comprometeu a endurecer a luta contra o doping e proibir o uso de alguns medicamentos utilizados pelos atletas da modalidade.

Lappartient ainda afirma que lutará contra a corrupção, que tomou conta da modalidade, deixando a UCI com uma 'reputação desastrosa'. Cookson havia prometido aumentar o investimento em competições femininas.

O britânico é o primeiro presidente da entidade a não se reeleger. Enquanto o francês encerra um jejum existente desde 1957, com o fim do mandato de Achille Joinard (1947 a 1957). Com forte tradição no ciclismo, a França sedia uma das principais provas da modalidade, a Volta da França.