Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo tenta se tornar o primeiro brasileiro a vencer um time da NBA

Em Orlando, Rubro-Negro encara o Orlando Magic, com o reforço de Leandrinho

Varejão e Leandrinho foram rivais no último NBB. Nesta sexta, estarão lado a lado (Foto: João Pires/LNB)
Escrito por

O Flamengo faz nesta sexta-feira, no Amway Center, em Orlando, um amistoso contra o Orlando Magic. Será a quarta partida do Rubro-Negro contra um time da NBA na história, a sétima de um time brasileiro contra americanos desde 1999 (veja os números no final da nota) e o foco é um só: vencer e se tornar o primeiro time brasileiro derrotar uma franquia profissional do basquete dos EUA. O jogo começa às 20h e terá a transmissão dos canais SporTV e ESPN.

Foi a própria direção do Orlando Magic que convidou o Flamengo. O motivo foi o que ocorreu em 2014. Naquele ano, o Flamengo, então campeão mundial (competição que não conta com a participação dos times da NBA), fez uma série de amistosos nos EUA e, quando enfrentou o Orlando, colocou quase 14 mil pessoas no ginásio da equipe californiana. Foi o maior público da história do Magic em um jogo de pré-temporada.

– Isso mostra a força e o reconhecimento que tem Flamengo. Não foi um convênio da NBA, foi um convite direto, pois o Flamengo tem um time capaz de jogar de igual apar igual contra eles e chama o público, como eles viram em 2014 – disse o treinador Gustavinho, ao Fla TV.

Para o duelo, o Flamengo, que na semana passada sagrou-se tridecacampeão carioca (13 canecos seguidos) tem como novidade a presença de Leandrinho. O armador, que jogou 13 temporadas na NBA, acertou com o Rubro-Negro um contrato para apenas este jogo.

– O Flamengo quer vencer, me chamou para isso, e estou muito motivado com essa possibilidade – disse Leandrinho, campeão da NBA quando defendeu o Golden State Warriors e que na temporada passada jogou a NBB pelo Franca.
Além do armador, o Flamengo apresenta a força de sempre, com Marquinhos, Olivinha e Varejão, este último vivendo uma emoção a mais nesta partida.

– Foi o Orlando Magic que me draftou para a NBA, antes de eu seguir para o Cleveland Cavaliers, onde construí a minha carreira (13 temporadas). Sempre que jogo contra o Orlando tem esse algo a mais e não será diferente desta vez – disse Varejão.

Com o sarrafo lá em cima

O treinador Gustavo Conti trabalhou pesadamente o time do Flamengo tanto nos treinos no Rio quanto nos trabalhos em Orlando, onde o elenco treina há três dias e espera que o Rubro-Negro faça um bom papel nesta noite.

– Jogaremos nas regras da NBA, com a bola da NBA, faz muita diferença. Mas vamos com força máxima para fazer o melhor possível. Traçamos metas para a temporada e fazer bom jogo contra o Orlando é uma delas. Temos elenco grande para aguentar o ritmo deles e estamos cientes de que provavelmente esta é a equipe mais forte que enfrentaremos na temporada. Mas nosso sarrafo está lá em cima – disse Gustavinho ao Fla TV, lembrando que como jogador da Seleção ele jogou duas vezes contra o Dream Team e sabe como é a força dos americanos.

HISTÓRICO

Só derrotas
Até hoje, seis vezes times brasileiros enfrentaram rivais da NBA. Foram seis derrotas.
Vasco em 1999
O primeiro duelo ocorreu em 1999, pelo McDonalds Open. Este torneio tinha status de Mundial de Clubes, pois envolvia o campeão da NBA e campeões continentais. O Vasco, então a potência sul-americana, chegou na final e foi derrotado pelo San Antonio Spurs por 103 a 68.
Flamengo, 2014
Campeão Mundial (já sem clubes da NBA na disputa), o Flamengo fez uma série de três jogos contra times da NBA: Phoenix Suns (100 a 88), Orlando Magics (106 a 88) e Memphis Grizzlies (112 a 72).
Bauru, 2015
O Bauru enfrentou o New York Knicks (perdeu por 100 a 81) e Washington Wizzards (134 a 100).