Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

FIA planeja botão de ultrapassagem ‘estilo KERS’ em novo regulamento da F1 2026

O armazenamento de energia visa aumentar as estratégias de ataque e defesa dos pilotos, durante as corridas

F1 pode voltar a ter sistema 'estilo KERS' para 2026 (Foto: Charles Coates)
Escrito por

O novo regulamento da Fórmula 1 para a temporada 2026 ainda não foi finalizado, mas um último rascunho apresentado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou que há um plano em andamento para a implementação de um sistema de impulso que será operado pelo próprio piloto, no estilo do que é visto na Indy com o ‘push-to-pass’.

Com maior ênfase nos aspectos elétricos da unidade de potência, a categoria principal do automobilismo entra em uma nova era daqui a dois anos. As mudanças feitas no livro de regras atraíram outras fabricantes para a competição, como a Audi e a Ford (através da parceria com a Red Bull Powertrains), além da Ferrari, Mercedes, Renault e Honda, que já estão presentes no grid atual e que renovaram o compromisso com a F1.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Os idealizadores do novo regulamento já haviam revelado que o motor de combustão interna V6 de 1.6 litro turbo terá uma redução na potência de cerca de 560 kW para 400 kW — o equivalente a 535 cv. Para compensar esse déficit, a bateria da unidade de potência terá um aumento de carga, passando dos atuais 150 kW para 350 kW, mesmo com a extinção do MGU-H.

Entre 2009 e 2013, a classe rainha adotou um sistema de armazenamento de energia chamado KERS, que permitia ao piloto utilizar a energia gerada durante as frenagens para aumentar a potência do carro, facilitando as ultrapassagens. A ideia da FIA é apresentar um modelo similar para 2026.

A primeira parte do artigo 5.4.8 do novo regulamento estabelece planos para a implantação de energia do sistema híbrido ERS-K, que fará com que os pilotos atinjam velocidades máximas de até 345 km/h. A segunda parte abrange o que está sendo chamado de “sistema de substituição”, que visa proporcionar uma potência adicional que permitirá ao carro alcançar uma velocidade de até 355 km/h.

O novo sistema poderá ser explorado tanto para movimentos ofensivos, na tentativa de ultrapassar um rival, ou defensivos. Além disso, o piloto também poderá optar por usá-lo simplesmente para maximizar o desempenho e melhorar os tempos de volta. Devido à maior dependência do aspecto híbrido a partir de 2026, a estratégia será um fator importante no uso da nova função, pois se a mesma for utilizada de maneira exagerada, o piloto corre o risco de sofrer com um déficit de energia até que consiga recarregar a bateria mais uma vez.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.