Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fase final dos Jogos Universitários Brasileiros será disputada na Bahia

Maior competição universitária da América Latina contará com cerca de 2.500 participantes entre atletas e técnicos. Evento, que acontece de 21 a 28/10, retorna à Bahia após 51 anos 

Disputas finais do JUBs serão realizadas na Bahia depois de 51 anos (Foto:Reprodução)
Escrito por

A fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) será disputada na Bahia após 51 anos. O evento, que é a maior competição da América Latina, contará com aproximadamente 2.500 pessoas entre atletas e técnicos e será realizado de 21 a 28 de outubro.

Das 13 modalidades, a novidade é o cheerleading, atividade muito comum nos Estados Unidos e feita pelas torcedoras das agremiações. O cheerleading é  composto por acrobacias, saltos, levantamentos, danças e pirâmides. A modalidade vem crescendo cada vez mais fora dos EUA e chegou ao Brasil.

Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, explica a importância de adicionar a modalidade no programa.

- A CBDU vem, todos os anos, tentando aproximar mais o esporte universitário do seu público – o público jovem – com aumento do movimento do esporte universitário no âmbito das atléticas. Modalidades como o cheerleading, skate, e-games e até mesmo as baterias (bandas de torcida) vêm ganhando força para compor o programa de atividades dos JUBs - afirmou.

O basquete 3x3, que foi incluído nos Jogos Olímpicos de 2020, também está presente no JUBs. Este ano, o Brasil recebeu, em Maceió, o Pan Americano Universitário da modalidade e, agora, o Comitê Organizador fez questão de trazê-lo para a Bahia.

As outras modalidades presentes são o JUBs acadêmico, na qual são apresentados artigos científicos relacionados aos esportes, basquete, e-games (Fifa e League of Legends), futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei e vôlei de praia.

Treze locais receberão as atividades, dentre ginásios, auditórios e arenas. A rede hoteleira da cidade também se movimenta para a chegada do evento. Ao menos 16 hotéis hospedarão as delegações e o Comitê Organizador.

Para chegar até as finais, os atletas participam de edições estaduais e regionais, que acontecem ao longo do ano e reúnem mais de 80 mil participantes.

Os Jogos atuam ainda como seletiva para competições universitárias internacionais, como a Universíade, que recebe, a cada dois anos, mais de 10 mil participantes de 170 países.