Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/03/2023
14:02
Compartilhar

Antigo manager do piloto Jacques Villeneuve e fundador da British American Racing, o polonês Craig Pollock apresentou um projeto que pode revolucionar a Fórmula 1: trazer, pela primeira vez na história da categoria, uma equipe com equidade total de gênero para o circuito. O pedido foi apresentado com a meta de levar o time "Formula Equal" para a principal competição de automobilismo do mundo na temporada 2026.

- Nossa ambição é oferecer e construir oportunidades e caminhos para as mulheres chegarem ao mais alto nível dentro do automobilismo. O conceito e a ideia era tentar construir uma equipe de Fórmula 1, 50% masculina, 50% feminino, o que é extremamente difícil de fazer se você já tem uma equipe de Fórmula 1; é muito mais fácil com uma folha de papel limpa - disse Pollock, à CNN Sports.

+ Tetracampeã mundial, Natalia Guitler pede futevôlei nas Olimpíadas: 'Meu maior sonho'

Seria uma mudança enorme na categoria. Até hoje, apenas cinco mulheres disputaram a categoria, sendo a última em 1992. Com a entrada da Formula Equal, uma piloto estaria garantida na competição.

A equipe teria todos os cargos baseados na equidade. Não só entre os dois pilotos, mas também de acordo com as funções desempenhadas pelos engenheiros e diretores.

Em janeiro deste ano, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, anunciou um processo de inscrição para uma 11ª equipe na Fórmula 1. O processo foi aberto, formalmente, em fevereiro. A Andretti Global e a Cadillac possuem interesse em entrar em conjunto e são as favoritas para serem a mais nova equipe no circuito. Para entrar na competição, podem ter que desembolsar em torno de U$S 600 milhões (equivalente a mais de R$ 3 bilhões).

Siga o Lance! no Google News