Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

F1: empresário apresenta projeto para lançar ‘Formula Equal’, equipe com pilotos homens e mulheres

Antigo manager do piloto Jacques Villeneuve, Craig Pollock quer colocar nova equipe na Fórmula 1 com equidade de gênero em todos os cargos 

Atualmente, a Fórmula 1 possui 10 equipes, com dois pilotos cada (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)
Escrito por

Antigo manager do piloto Jacques Villeneuve e fundador da British American Racing, o polonês Craig Pollock apresentou um projeto que pode revolucionar a Fórmula 1: trazer, pela primeira vez na história da categoria, uma equipe com equidade total de gênero para o circuito. O pedido foi apresentado com a meta de levar o time "Formula Equal" para a principal competição de automobilismo do mundo na temporada 2026.

- Nossa ambição é oferecer e construir oportunidades e caminhos para as mulheres chegarem ao mais alto nível dentro do automobilismo. O conceito e a ideia era tentar construir uma equipe de Fórmula 1, 50% masculina, 50% feminino, o que é extremamente difícil de fazer se você já tem uma equipe de Fórmula 1; é muito mais fácil com uma folha de papel limpa - disse Pollock, à CNN Sports.

+ Tetracampeã mundial, Natalia Guitler pede futevôlei nas Olimpíadas: 'Meu maior sonho'

Seria uma mudança enorme na categoria. Até hoje, apenas cinco mulheres disputaram a categoria, sendo a última em 1992. Com a entrada da Formula Equal, uma piloto estaria garantida na competição.

A equipe teria todos os cargos baseados na equidade. Não só entre os dois pilotos, mas também de acordo com as funções desempenhadas pelos engenheiros e diretores.

Em janeiro deste ano, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, anunciou um processo de inscrição para uma 11ª equipe na Fórmula 1. O processo foi aberto, formalmente, em fevereiro. A Andretti Global e a Cadillac possuem interesse em entrar em conjunto e são as favoritas para serem a mais nova equipe no circuito. Para entrar na competição, podem ter que desembolsar em torno de U$S 600 milhões (equivalente a mais de R$ 3 bilhões).