Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estrangeiros são as esperanças de Botafogo e Corinthians na final da Liga Sul-Americana

Jogadores norte-americanos Jamaal Smith e Kyle Fuller são as referências técnicas de, respectivamente, Botafogo e Corinthians na decisão brasileira no basquete

Jamaal Smith e Kyle Fuller (Arte: Gabriel Pereira/Lance!)
Escrito por

Os destaques de Botafogo e Corinthians podem não ser brasileiros, mas com certeza levam o país como uma espécie de segundo lar. Destaques no cenário nacional nos últimos anos, os norte-americanos Jamaal Smith e Kyle Fuller são as principais referências técnicas das equipes que farão a final da Liga Sul-Americana de basquete. A primeira partida será disputada na próxima quinta-feira, às 20h40, na Arena Carioca 1.

Jamaal é o maior nome de toda a história recente do Botafogo no basquete. Após passagens por Macaé e São José, o armador foi contratado para a disputa da Liga Ouro, segunda divisão do basquete, em 2017 - sendo, inclusive, o melhor jogador do torneio. No ano seguinte, liderou o Alvinegro na primeira aparição em um playoff do NBB - na ocasião, o Glorioso foi eliminado por Caxias do Sul na primeira fase.

- A expectativa é que vai ser como uma guerra. Vai ser um grande confronto, 40 minutos de briga, são duas equipes que querem a mesma coisa. Para a gente, é algo muito especial. Queremos fazer história no clube. Eu, particularmente, é meu quarto ano no Botafogo e é muito especial, viver isso tudo junto com o torcedor. Também temos que ter respeito com o Corinthians, eles têm um ótimo time. Vamos dar tudo para ganhar esse primeiro jogo, temos que dar tudo, 103% - analisou Jamaal, com exclusividade ao LANCE!.

Fuller chegou ao Brasil em 2017. Depois de passagens pelo basquete universitário americano e em clubes peruanos, o ala assinou com o Paulistano e foi importante na conquista do NBB. No ano seguinte, foi contratado pelo Corinthians e rapidamente criou laços com a Fiel. O norte-americano é o atual cestinha do Novo Basquete Brasil e um das principais do Timão.

- Eu não estou focado muito nisso porque não é um contra um, não vou jogar contra ele e ele não vai jogar contra o Jamaal. Ele é um ótimo jogar, faz uma boa temporada, mas todo o time tem grandes jogadores. Com certeza temos que respeitá-lo e tirar as coisas que ele gosta de fazer, mas não podemos só pensar nele - completou o armador do Botafogo.

Por mais que hajam outros jogadores de destaque nas equipes, não há como fugir do "duelo particular" entre Jamaal e Fuller. Referências técnicas, jogadores estrangeiros identificados com as torcidas e decisivos. Os contextos que cercam os atletas é bastante semelhante e pode traduzir aquilo que deve ser visto em quadra: equilíbrio.