Avatar
Lance!
Franca (SP)
Dia 08/02/2019
20:34
Atualizado em 08/02/2019
20:55
Compartilhar

As futuras estrelas do basquete brasileiro foram as protagonistas do primeiro evento do Jogo das Estrelas do NBB. O Ginásio Pedrocão, em Franca, foi o palco do Desafio Interligas, realizado nesta sexta-feira, que reuniu as estrelas Sub-23 do NBB contra os jovens da Liga Argentina. A torcida fez a diferença e os brasileiros venceram a partida por 91 a 78.

Dikembe, pivô do Paulistano, fez 18 pontos, pegou seis rebotes e foi coroado como MVP (melhor jogador) da partida. Além dele, Gui Abreu, do Franca, autor de 12 pontos, e Didi, também da equipe da casa, e Yago, do Paulistano, se destacaram com onze pontos cada. Pelo selecionado da Liga Argentina, Agustin Barreiro e Federico Elias, ambos com 13 pontos, foram os cestinhas.

A partida ficou marcada por homenagens ao Flamengo. Na manhã desta sexta-feira, uma parte do CT do Ninho do Urubu pegou fogo e matou dez jogadores entre 14 e 17 anos da base do Rubro-Negro. Por conta disso, os atletas e o treinador Gustavo De Conti, que estariam envolvidos no Jogo das Estrelas, retornaram para o Rio de Janeiro. Antes do apito inicial, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos atletas, suas respectivas famílias e todos que estão envolvidos no clube da Gávea.

Além disso, ex-jogador Valtinho, detentor de recordes e um dos grandes armadores de anos atrás no basquete brasileiro, foi homenageado. O atleta foi criado em Franca e marcou época na equipe no final do século passado e início do atual e, ao lado de sua família, recebeu uma camisa com seu nome em um quadro e muitos aplausos da torcida presente no Ginásio Pedrocão.

A torcida compareceu em peso no Ginásio Pedrocão e deu uma prova do motivo de Franca ser considerada a 'capital do basquete'. Didi e Gui Abreu, os dois jogadores que jogam na equipe local, e Yago, do Paulistano, foram os atletas mais aplaudidos no decorrer do duelo. 

O jogo
Com certos sinais de falta de entrosamento, o começo da Seleção Brasileira foi lento, com os jogadores errando alguns arremessos. O selecionado da liga argentina abriu o placar e liderou no começo do duelo, mas Didi e Yago, alinhados com o apoio que vinha das arquibancadas, lideraram o Brasil para uma virada. No fim do quarto, os locais lideravam por 25 a 14.

A equipe estrangeira voltou melhor no segundo quarto, bloqueando os ataques do Brasil e pontuando em rápidos contra-ataques, chegando a diminuir a vantagem dos brasileiros para dígito simples. Na reta final do período, Didi, Yago e Dikembe lideraram a reação da equipe da casa, que restabeleceu a folga no placar e foi para o intervalo vencendo por 48 a 34.

Na volta do intervalo, o Brasil deu show e inflamou a torcida. Com amplo domínio do começo ao fim do período, os selecionados do Novo Basquete Brasil venceram esta parte da partida por 25 a 14 e estabeleceram uma vantagem de 73 a 48 no placar, praticamente encaminhando a vitória.

O selecionado da Liga Argentina até venceu o último período, mas nada que fosse suficiente para superar a vantagem construída pelos brasileiros no decorrer do jogo. No fim, vitória da equipe das futuras estrelas do NBB e festa da torcida no Ginásio Pedrocão.

Siga o Lance! no Google News