Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

É do Brasil! Ratoo arrasa na pista e se sagra campeão do Breaking do Verão 2023

Evento da nova modalidade olímpica no Rio de Janeiro atrai fãs e atletas de todo o planeta; Kastet, da Rússia, vence na categoria feminina

Kastet (esq.) e Ratoo (dir.) conquistaram os troféus no Breaking do Verão (Foto: Rudá Albuquerque)
Escrito por

O mais novo esporte dos Jogos Olímpicos começou com tudo em 2023. No Rio de Janeiro, os fãs de breakdance lotaram o Velódromo, na Barra da Tijuca, para acompanhar a segunda edição do Breaking do Verão, que terminou neste domingo com título do brasileiro Ratoo, no masculino, e da russa Kastet, no feminino. 

A estrutura do evento contou com transmissão da TV Globo, atletas de nível internacional e muita comemoração pela conquista do dono da casa, um dos grandes nomes da modalidade no Brasil. O atleta se sagrou campeão diante do holandês Lee de acordo com a decisão dos juízes Bibi, Roxrite e Lilou. Por sua vez, Kastet derrotou a francesa Sarah Bee e ergueu a taça com muitos aplausos do público presente.

+ Daniel Alves preso na Espanha: veja outros jogadores que já foram detidos

Para o b-boy Ratoo, o primeiro lugar no torneio pode lhe dar confiança em busca de uma vaga nas Olimpíadas 2024. O evento em solo carioca não contou para o ranking qualificatório dos Jogos de Paris, mas trouxe ao Rio alguns dos grandes adversários que o brasileiro deve enfrentar nesta temporada de dança desportiva.

- Importante (Breaking do Verão 2023) não só para mim, mas para o cenário brasileiro em geral ter contato com esses atletas e artistas que estão no topo do mundo, é muito importante para a cena ver e achar o seu lugar. (...) Expectativa muito grande para as Olimpíadas, essa batalha de hoje pode me dar muita confiança - comentou o atleta.

+ Breaking nas Olimpíadas: como os b-boys e b-girls se classificam para Paris 2024

Semifinalista, Maia também ressaltou a potência da modalidade com a entrada nos Jogos Olímpicos. Membro da Seleção Brasileira de breaking, a b-girl também quer ver o esporte mais presente nas atividades dos brasileiros.

- Minha expectativa é que a gente possa melhorar a estrutura do breaking no Brasil, para que a gente tenha apoio e essas pessoas que tem potencial de estar nas Olimpíadas precisem apenas treinar - avaliou a atleta brasileira.

Junto com o troféu, os atletas ganharam um prêmio de R$ 10 mil pelas conquistas nas categorias feminina e masculina. O evento começou na última quinta-feira, com classificatória, eliminatórias e, posteriormente, mata-mata a partir das oitavas de final. Assim como será nos Jogos Olímpicos, a disputa entre os atletas é individual.

CLASSIFICAÇÃO DAS FASES SEMIFINAL E FINAL DO BREAKING DO VERÃO 2023

Masculino:

Semifinais - Ratoo (Brasil) 2 x 1 Amir (Cazaquistão) / Lee (Holanda) 3 x 0 Alvin (Equador)

Final - Ratoo (Brasil) x Lee (Holanda)

Campeão - Ratoo (Brasil)

Feminino:

Semifinais - Kastet (Rússia) 2 x 1 Ami (Japão) / Sarah Bee (França) 3 x 0 Maia (Brasil)

Final - Kastet (Rússia) x Sarah Bee (França)

Campeã - Kastet (Rússia)