Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dois brasileiros são eliminados na fase preliminar do Mundial de Judô

Felipe Kitadai e Eric Takabatake se despedem da competição precocemente

Felipe Kitadai foi eliminado do Mundial de Judô na estreia. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)
Escrito por

O Brasil não começou bem a disputa do Campeonato Mundial de Judô, que está sendo realizado em Tóquio, no Japão. No primeiro dia de competição, Felipe Kitadai e Eric Takabatake foram eliminados na fase classificatória da categoria 60kg. 

Felipe Kitadai foi eliminado logo na estreia pelo cazaque Gusman Kyrgysbayev, número 11 do mundo. O brasileiro, 21° colocado no ranking, chegou a levar três punições durante o combate. Apesar da derrota, o judoca afirmou que conseguiu ser competitivo. 

- De atitude eu fiz o que queria, que era ser combativo, lutar a luta em todos os momentos, não fiquei passivo, não esperei uma ação do meu adversário. Dentro desses objetivos eu atingi. - disse ao Olimpíada Todo Dia. 

Eric Takabatake estreiou na segunda rodada com vitória sobre o tunisiano Fraj Dhouibi, mas acabou parando na seguinte contra o georgiano Lukhumi Chkhvimiani, número 9 do mundo. O brasileiro foi derrotado por um waza-ari no golden score e admitiu que esperava um melhor resultado no Mundial. 

- É um resultado frustrante por toda a preparação que a gente fez, a aclimatação em Hamamatsu que foi muito boa e bem planejada, chegar aqui e não conseguir ir mais para frente na chave. Com tudo o que eu vinha treinando, acho que eu tinha condições de chegar, sem tirar o mérito do meu adversário. Mas, judô é assim, um contra um, 50 a 50 para cada e, nesse nível, são detalhes que acabam decidindo a luta. - disse ao Olimpíada Todo Dia. 

O Brasil vai ao tatame neste domingo com mais três judocas. A partir das 23h (de Brasília), Larissa Pimenta e Eleudis Valentim, na categoria 52kg, e Daniel Cargnin, na 66kg, disputam as preliminares. As finais estão marcadas para a segunda-feira, 7h. 

A ucraniana Daria Bilodid, de apenas 18 anos, sagrou-se bicampeã mundial na categoria -48kg. A judoca, que ficou com o título no ano passado também, é a atleta mais jovem a conseguir o feito.