Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Um dia após confirmar vaga na sétima Olimpíada, Scheidt ganha folga forçada na Austrália

Velejador quebrou um recorde e será o primeiro brasileiro a disputar sete edições dos jogos. Antes disso, ele segue na etapa de Melbourne do Mundial da Classe Laser

Etapa de Melbourne é adiada para o próximo sábado devido à previsão de tempestades na região (Foto: Jesus Renedo/SAILING ENERGY)
Escrito por

Após confirmar a presença em sua sétima Olimpíada, Robert Scheidt ganhou um descanso forçado na Austrália. Com previsão de tempestade, as regatas do Campeonato Mundial da Classe Laser desta sexta-feira foram canceladas no Sandringham Yacht Club, em Melbourne. Com isso, a abertura da flotilha ouro foi adiada para este sábado, com previsão para três provas, uma a mais em relação a programação inicial.

Sem ir para a água, Scheidt aproveitou o dia para trabalhar o corpo, cuidando da recuperação após três dias desgastantes no Mundial. Para isso, conta com a ajuda do fisioterapeuta Ricardo Takahashi. Além do trabalho físico, o bicampeão olímpico também aproveitou o tempo em terra para intensificar o estudo tático da sua velejada e também dos adversários. Ele faz essa analise estudando vídeos das regatas ao lado do seu treinador, o italiano Francesco Marrai.

Como não poderia ser diferente, a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio repercutiu tanto no Brasil, como na Austrália, junto aos participantes do Campeonato Mundial.

- Estou muito contente com a conquista da vaga, pois será minha sétima Olimpíada. É um orgulho muito grande ter a oportunidade de representar o Brasil uma vez mais nos Jogos. Porém, o mais importante é ser competitivo em Tóquio. Tenho muito trabalho pela frente nos próximos meses. Quero agradecer aos meus parceiros, Banco do Brasil Rolex, COB e CBVela, pelo apoio nessa jornada - , destacou o atleta.

Scheidt derrubou mais um recorde em sua vitoriosa carreira ao se tornar o primeiro brasileiro garantido para competir em sete edições dos Jogos. Ele tem índice para disputar a Olimpíada de Tóquio desde o ano passado. Mas a confirmação da vaga veio nesta quinta-feira, no Sandringham Yacht Club, em Melbourne, na Austrália. Ao se classificar para a flotilha ouro no Campeonato Mundial da classe Laser 2020.

O bicampeão olímpico velejou entre os top 10 na quinta-feira e garantiu a classificação. Apresentando evolução dia a dia, cruzou a linha de chegada em 7° e 9° lugares nas duas regatas disputadas, subindo da 37ª para a 29ª colocação entre 124 velejadores. Apenas os 42 melhores seguem na luta pelo pódio. 

O outro brasileiro na disputa, Gustavo Nascimento, ocupa o 84° lugar e vai disputar a flotilha bronze, que não vale medalha. De acordo com o critério da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Robert só perderia a vaga para os Jogos do Japão se outro atleta do Brasil subisse ao pódio no Mundial da Laser em 2020.

Maior medalhista olímpico do Brasil, Scheidt tem dois ouros (Atlanta/96 e Atenas/2004 - ambas na Classe Laser), duas pratas (Sidney/2000 - Laser - e Pequim/2008 - Star) e um bronze (Londres/2012 - Star). Além disso, soma 14 mundiais (11 na classe Laser e três na Star) e já conquistou 181 campeonatos, sendo 89 internacionais e 92 nacionais. O velejador é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex e que conta com o apoio do COB e CBVela.