Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Decisão da Conferência Americana marca o 17º duelo entre Manning e Brady na NFL

Comandantes de Denver Broncos e New England Patriots, Peyton Manning e Tom Brady podem disputar o capítulo final da rivalidade neste domingo. O vencedor vai ao Super Bowl

Tom Brady (de branco) e Peyton Manning já duelaram 16 vezes na liga (Foto: AFP)
Escrito por

O Super Bowl deste ano está marcado apenas para o dia 7 de fevereiro. Mas a partida deste domingo, entre Denver Broncos e New England Patriots, às 18h05 (de Brasília), em Denver, bem que poderia ser a final da NFL. Afinal, a decisão da Conferência Americana vai colocar frente a frente dois dos principais quarterbacks da história liga: Peyton Manning, do Broncos, e Tom Brady, do Patriots. Esse 17º duelo entre eles, e possivelmente o último, não só definirá um dos finalistas da temporada, mas será um tira-teima em jogos decisivos.

Apesar de Brady levar ampla vantagem no confronto, com 11 vitórias, quando a disputa chega aos playoffs, o equilíbrio impera, com dois triunfos para cada lado. E nessa disputa, uma curiosidade: sempre quem atuou em casa na partida eliminatória levou a vantagem. Um bom presságio para Manning?

Aos 39 anos, o quarterback do Denver está em busca de seu segundo título da NFL. Com diversos recordes individuais, ele sofreu com diversas lesões durante a temporada, a pior delas sendo uma fascite plantar no pé esquerdo. Assim, perdeu alguns jogos da equipe, mas retornou para ajudar na fase final. Ainda existe muita especulação, no entanto, a aposentadoria ao fim do campeonato já não tem sido descartada.

Um ano mais novo, Brady, de 38, segue como líder do New England. Mesmo com mudanças no setor ofensivo, o quarterback mantém os números expressivos. E a quinta taça de Super Bowl ao término da temporada pode aumentar as marcas.

Enquanto Manning está em seu 18 ano na NFL, sendo 14 pelo Indianapolis Colts e outros quatro pelo Broncos, Brady disputa seu 16, todos eles com a camisa no Patriots.

Nessa temporada, eles ainda não se enfrentaram. No único duelo entre as duas equipes, no dia 29 de novembro do ano passado, o Denver foi comandado por Brock Osweiler no triunfo por 30 a 24, em casa. Foi a primeira derrota do New England neste campeonato. E ela foi decisiva para definir o mandante de hoje, já que na temporada regular a campanha foi igual: 12 triunfos e quatro tropeços para cada, em 16 compromissos.

A disputa entre Manning e Brady chega ao 17º capítulo após ser iniciada em 2001. Talvez o último duelo entre eles, e, possivelmente, o mais importante. Quem leva a melhor?

Carolina pega o Arizona

Time de melhor campanha da temporada da NFL, o Carolina Panthers recebe o Arizona Cardinals, neste domingo, às 21h40 (de Brasília), na decisão da Conferência Nacional. O vencedor vai ao Super Bowl.
Os donos da casa, liderados pelo quarterback Cam Newton, terminaram a primeira fase com 15 vitórias e somente uma derrota. A equipe ainda está em busca de seu primeiro título da liga.

O Arizona, com 13 triunfos e três derrotas, também nunca foi campeão da competição.