Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cross country pode voltar ao programa olímpico em Paris-2024

Conselho da World Athletics (ex-IAAF) confirma o formato da competição, que deve retornar ao programa exatamente um século depois da primeira participação

Proposta é de reunir equipes de 15 países, compostas por dois homens e duas mulheres (Leonardo Duarte/CBAt)
Escrito por

Na última sexta, o Conselho da World Athletics (ex-IAAF) confirmou que o formato da competição de cross country, poderá voltar a ser incluído nos Jogos Olímpicos, a partir da edição de Paris, em 2024, após 100 anos da disputa da modalidade no programa da Olimpíada de Paris, em 1924.

O evento seria um revezamento de equipes mistas para 15 países. Cada equipe seria composta por dois homens e duas mulheres. Cada integrante correria duas pernas do percurso de 2,5 km, alternando entre atletas do sexo masculino e feminino.

Dessa forma, a World Athletics se reunirá com o Comitê Organizador de Paris-2024 em um futuro próximo para elaborar mais detalhes da proposta. O presidente da WA, Sebastian Coe, disse estar feliz com a perspectiva de a especialidade voltar aos Jogos Olímpicos 100 anos depois.

- Meu amor pelo atletismo começou com o cross country. Quando entrei para o meu primeiro clube, o Hallamshire Harriers, corria a prova. Seria extremamente simbólico que a disciplina atlética voltasse ao campo depois de um século - disse.

O Conselho da WA informou também que deverá expulsar a Federação Russa de Atletismo (RusAF) se a multa aplicada por desvios de doping não forem pagas até 15 de agosto. O valor é de US$ 5 milhões.