Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/02/2024
14:05
Compartilhar

No mundo dos esportes, há certas modalidades que não exigem um centavo para participar de um torneio, como o caso de natação, corrida e lutas. No entanto, no caso do automobilismo, como a Fórmula 1, o dinheiro é necessário até para dar a vida a um Grande Prêmio. Da entrada dos pilotos a categoria até equipes apoiadas por marcas, tudo envolve o capital.

Atualmente, temos o caso do teto de gastos imposto pela organização. E para tirar suas dúvidas, o Lance! explica todo processo por trás dessa determinação.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

🪙🏁 O QUE É O LIMITE DE GASTOS DA F1?

O teto de gastos é quando a F1 limita o valor que uma equipe pode gastar em seus carros ao longo de um determinado ano civil. Esta determinação entrou em vigor pela primeira vez em 2021.

O plano original, feito antes da pandemia, era que o limite fosse de 175 milhões de dólares. No entanto, devido aos estragos da COVID-19 na temporada de 2020, foi reduzido para 145 milhões.

De início, queriam reduzir ainda mais o valor em US$ 5 milhões por temporada para 2022 e 2023, com apenas ajustes inflacionários a partir de então. Essas mudanças já começaram a ser aplicadas, porém, graças aos aumentos desenfreados de preços que atingiram a economia global em 2022.

➡️ Quais os pilotos mais ricos da F1? Veja ranking

(Foto: Divulgação/RedBull)

🙋‍♂️💵 QUEM DECIDE AS PUNIÇÕES DO TETO DE GASTOS?

Neste caso, a responsabilidade fica com o “Cost Cap Adjudication Panel”, uma equipe de seis juízes indicados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

🏁💰 POR QUE A F1 TEM O LIMITE DE GASTOS?

Em um mundo desigual, essa questão também atinge o automobilismo, já que há equipes que tem orçamentos enormes e outras que se contentam com quantias relativamente modestas. Assim, isso pode correlacionar com o desempenho nas pistas, quase impossível que equipes “mais pobres” alcançarem em termos de velocidade.

O teto permite haver mais sustentabilidade em relação à economia das equipes, mas também para garantir que escuderias suficientes sobrevivam para formar um grid com dez.

➡️ Calendário da Fórmula 1 2024: veja todos os GPs e datas

🏡💸 O QUE INLCUI E NÃO ESTÁ INCLUSO NO TETO DE GASTOS?

Todas as despesas relacionadas ao desempenho do caso (exceto os motores), são relevantes no teto de gastos, como:

  1. Todas as peças do carro (do volante até as porcas da roda)
  2. Todos os elementos necessários para fazer o carro andar
  3. A maioria dos funcionários da equipe
  4. Equipamentos da garagem
  5. Sobressalentes
  6. Custos de transporte
  7. Custos de operações

Contrapartida, há várias questões caras que não são cobertas no limite de custo, incluindo:

🚫 PUNIÇÕES

Nesta determinação, há uma linha clara em relação às transgressões do limite de custo: exceder o valor definido em 5%. Abaixo deste número, para a categoria, é definido como “pequeno gasto excessivo”. Se a equipe passar do ponto, ela pode ser expulsa de um campeonato mundial inteiro.

Siga o Lance! no Google News