Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com novidades, Brasil é convocado para os duelos contra o Uruguai

Georginho, do São Paulo, Cauê Borges, do Botafogo, e Dikembe, do Paulistano, são os novatos da Seleção; Márcio Henrique e Gui Santos, do Sub-17, também estão na lista

Petrovic mescla juventude com experiência para os dois duelos em fevereiro  (Foto: Divulgação)
Escrito por

Cheio de caras novas, o técnico Aleksandar Petrovic convocou a Seleção Brasileira com 14 jogadores para as duas partidas diante do Uruguai, em fevereiro, nos dias 21 e 24, pelas eliminatórias da Copa América, que acontece em 2021. Entre as novidades estão nomes como Georginho, do São Paulo, Cauê Borges, do Botafogo, e Dikembe, do Paulistano. Com experiência em Mundial pela Seleção, mas nem por isso menos jovens, Didi e Yago também estão na lista. A partida do dia 21 será no Brasil, em São José dos Pinhais, Paraná, no Ginásio Max Rosenmann.

A lista também dá oportunidade para dois jogadores ainda mais jovens. Campeões Sul-Americanos sub-17 com o Brasil no ano passado, no Chile, o ala/pivô Márcio Henrique, de Franca, e o ala/armador Gui Santos, do Minas, estão na lista de Petrovic. Rafael Luz, que também jogou o Mundial, é um dos mais experientes da lista.

Petrovic optou por dar descanso a base que jogou o Campeonato Mundial na China, dando rodagem para jovens que podem aparecer também nas próximas convocatórias, quando o Brasil terá força máxima.

– Estamos sem jogadores que entrarão na lista do Pré-Olímpico. Exceto Rafa Luz e Didi, os outros atuam no Brasil. São jogadores que podem estar com a seleção nos próximos anos, e é natural que Didi e Rafa Luz estejam. Scott Machado está jogando muito bem na Austrália, é um nome, mas essa janela é perfeita para observar com mais tempo Yago, Rafa Luz e Georginho. Tenho na cabeça situações que podem beneficiar o basquete do Brasil para o futuro. Em maio, vou chamar os veteranos, que já estou em contato, para planificar o Pré-Olímpico. São duas coisas distintas, mas confio muito nessa equipe, que pode perfeitamente jogar em um alto nível - explicou Petrovic.

A lista também conta com três atletas que foram os últimos cortes antes do Mundial da China: Rafael Hettsheimeir, Jhonatan Luz e Lucas Dias. 

O Brasil se apresenta no dia 16 de fevereiro, em São José dos Pinhais, onde fará os treinamentos. O jogo do dia 21 diante do Uruguai ainda não tem o horário confirmado. A seleção viaja no dia 22 de fevereiro para o Uruguai, e encara os rivais no dia 24 em Montevidéu.

As eliminatórias da Copa América dividem 12 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá. Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. E duelo fora de casa em fevereiro de 2021 contra os mesmos rivais. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

CONVOCADOS

Armadores
Yago Mateus - Paulistano - 1,78m
Rafael Luz - Ucam Murcia -1,88m
Georginho - São Paulo - 1,96m

Alas/Armadores
Cauê Borges - Botafogo - 1,87m
Danilo Fuzaro - Mogi das Cruzes - 1,93m
Guilherme Santos - Minas - 1,97m

Alas
Didi - Sydney Kings - 1,95m
Jhonatan dos Santos - Flamengo - 1,96m

Alas/Pivôs
Du Sommer - Botafogo - 2,05m
Márcio Santos - Franca - 2,02m
Lucas Dias - Franca - 2,07m

Pivôs
Rafael Hettsheimeir - Franca - 2,08m
Rafael Mineiro - Flamengo - 2,09m
Dikembe da Silva - Paulistano - 2,06m

Seleção Brasileira de basquete (Foto: Divulgação)