Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com força máxima, Brasil disputa Grand Slam de judô em Dusseldorf

Principais judocas do país estarão no tatame a partir da próxima sexta-feira até domingo. A seleção estará completa, com homens e mulheres juntos pela primeira vez em 2019.<br>

(Foto: Rafael Burza/Divulgação)
Escrito por

O judô brasileiro estará com seus principais nomes no tatame para representar o país no Grand Slam de Dusseldorf, na Alemanha. A competição começa na próxima sexta-feira e vai até domingo. As equipes masculina e feminina estarão completas e competindo juntas pela primeira vez em 2019.

A seleção feminina estreou no Circuito no Grand Slam de Paris há duas semanas e lutou o Aberto de Oberwart,  em seguida.  Já a seleção masculina realizou uma série de treinamentos na Áustria, no Brasil e no Japão, no início do ano. A estreia dos homens, portanto, será na competição alemã, uma das mais fortes do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (IJF), com a presença de 683 atletas de 97 países.

Em 2018, o Brasil subiu ao pódio duas vezes em Dusseldorf. Mayra Aguiar foi vice-campeã (78kg) e Eric Takabatake (60kg) conquistou a medalha de bronze. Ambos estarão de volta à ISS Dome neste final de semana.

O peso ligeiro, que participou dos treinos no Japão e, na semana passada,  realizou treinos técnicos específicos por três dias com os treinadores Yuko Fujii e Luiz Shinohara, no Rio de Janeiro. Takabatake chega confiante a Dusseldorf e espera repetir o desempenho de 2018.

– Acredito que, como no ano passado, vai estar muito forte. Dusseldorf e Paris sempre são muito fortes. Mas, estou com a cabeça boa, estou bem treinado. Vim dessa preparação no Japão, os treinos no Brasil também foram ótimos. Estou tranquilo e confiante para voltar com essa medalha de novo– disse Takabatake, atual número 9 do mundo no 60kg e cabeça-de-chave número 4 em Dusseldorf.

Para a técnica Yuko Fujii, a equipe masculina respondeu bem na fase de preparação e chegará para essa estreia com maior competitividade.

– Os atletas treinaram bem em Mittersill, no Japão e no mini-treinamento específico que fizemos no Rio no CT do Time Brasil. Eles estão mais confiantes em soltar seus golpes e mais animados para fazer um ano melhor. Vejo bastante evolução na competitividade dos nossos atletas. A gente buscou ter competitividade no treino e todos responderam bem, estão mais competitivos agora – projeta a treinadora, que assumiu a equipe principal em maio de 2018.

Além de Takabatake (60kg), outros sete brasileiros serão cabeças-de-chave no torneio: Daniel Cargnin (66kg), Rafael Silva "Baby" (+100kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

PROGRAMAÇÃO

A programação oficial começou com o sorteio das chaves na manhã desta quinta-feira. A competição começa na sexta-feira para os judocas das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 60kg e 66kg. No sábado, será a vez dos atletas dos pesos 63kg, 70kg, 73kg e 81kg. Fecham a disputa no domingo, os pesos 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg.

As lutas terão transimissão ao vivo no site da Federação Internacional de Judô (www.live.ijf.org / ippon.tv)

As preliminares terão início às 4h30 e o bloco final está previsto para 13h, nos horários de Brasília.

OS BRASILEIROS NA DISPUTA:

SEXTA-FEIRA, 22

60kg: Eric Takabatake/EC Pinheiros/FPJUDO
60kg: Phelipe Pelim/EC Pinheiros/FPJUDO
66kg: Charles Chibana/EC Pinheiros/FPJUDO
66kg: Daniel Cargnin/Sogipa/FGJ
48kg: Nathália Brígida/Sogipa/FGJ
48kg: Gabriela Chibana/EC Pinheiros/FPJUDO
52kg: Eleudis Valentim/EC Pinheiros/FPJUDO
52kg: Larissa Pimenta/EC Pinheiros/FPJUDO
57kg: Rafaela Silva/Instituto Reação/FJERJ
57kg: Tamires Crude/Instituto Reação/FJERJ

SÁBADO, 23

73kg: Eduardo Katsuhiro Barbosa/Paineiras/FPJUDO
73kg: Marcelo Contini/EC Pinheiros/FPJUDO
81kg: Eduardo Yudy Santos/EC Pinheiros/FPJUDO
63kg: Aléxia Castilhos/Sogipa/FGJ
63kg: Ketleyn Quadros/Sogipa/FGJ
70kg: Ellen Santana/S.E. Palmeiras/FPJUDO
70kg: Maria Portela/Sogipa/FGJ

DOMINGO, 24

90kg: Eduardo Bettoni/Minas Tênis/FMJ
90kg: Rafael Macedo/Sogipa/FGJ
100kg: Leonardo Gonçalves/Sogipa/FGJ
100kg: Rafael Buzacarini/Paineiras/FPJUDO
+100kg: Jonas Inocencio/EC Pinheiros/FPJUDO
+100kg: Rafael Silva/EC Pinheiros/FPJUDO
78kg: Mayra Aguiar/Sogipa/FGJ
78kg: Samanta Soares/EC Pinheiros/FPJUDO
+78kg: Beatriz Souza/EC Pinheiros/FPJUDO
+78kg: Maria Suelen Altheman/EC Pinheiros/FPJUDO