Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com 6,17m, sueco de 20 anos quebra o recorde mundial do salto com vara

Quatro dias após falhar em tentativa, Armand Duplantis sela o feito em competição na Polônia e se torna apenas o terceiro recordista mundial da prova no intervalo de 35 anos

Armand Duplantis entrou para seleto grupo de recordistas (Foto: Reprodução Instagram @mondo_duplantis)
Escrito por

O sueco Armand Duplantis entrou para a história no último sábado ao quebrar o recorde mundial de salto com vara. O atleta de 20 anos atingiu a marca de 6,17m durante a Copa Orlen Copernicus, em Turon (POL). O salto foi apenas um centímetro melhor do que o recorde anterior, do francês Renaud Lavillenie, obtido em 2014, em Donetsk, na Ucrânia.

Duplantis já havia chegado muito perto de conseguir a marca na última terça-feira, em Dusseldorf, na Alemanha, mas esbarrou no sarrafo durante a descida.

– O recorde é algo que eu desejava desde que tinha três anos de idade. É um ano muito importante e essa é uma boa maneira de começá-lo – disse o jovem.

O atleta vem chamando a atenção do mundo do atletismo há algum tempo. Em 2015, ele conquistou o título do Mundial sub-18, em Cali. Em 2017, quebrou o recorde mundial sub-20, com 5,90m. Em agosto de 2018, aos 18 anos, se tornou o quarto atleta da história a alcançar a marca de 6,05m e levou a medalha de ouro no Campeonato Europeu, em Berlim.

Desde 1985, apenas três atletas detiveram o recorde mundial do salto com vara: o ucraniano Serguei Bubka, Renaud Lavillenie e Armand Duplantis.