Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COI retira suspensão por doping e Rússia recupera direitos olímpicos

Comitê Olímpico Internacional confirma que Rússia&nbsp;volta a ser integrada ao movimento olímpico. Decisão está estreitamente ligada aos resultados de exames em Pyegonchang&nbsp;<br><b></b>

Presidente do Comitê Olímpico Russo comemora decisão do COI (Foto: WANG ZHAO / AFP)
Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, nesta quinta-feira, a retirada da suspensão da Rússia por uso sistemático de doping. Os russos tinham sido punidos, em dezembro do ano passado, e impedidos de competir defendendo a bandeira do país por conta da descoberta de um esquema de doping envolvendo o Governo e o Comitê Olímpico Russo. Com a nova decisão, a Rússia volta a ser integrado ao movimento olímpico.

Vale lembrar que mesmo com evidências de manipulação no sistema antidoping do país, 168 atletas russos puderam participar dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang. A única ressalva foi que os esportistas não poderiam ostentar símbolos nacionais.

Em entrevista à agência de notícias TASS, o presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, havia declarado que recebeu uma carta do COI comunicando sobre a suspensão da punição. 

- Hoje recebemos uma carta do COI sobre a reinstalação. A retirada da suspensão do Comitê Olímpico Russo vem depois do término da análise dos testes antidoping de PyeongChang 2018. O COI pôde confirmar que os outros resultados (da análise de amostras de atletas russos) são negativos. Isso significa que o Comitê foi reinstalado completamente - afirmou o dirigente.

O COI explicou também que a decisão de interromper a punição e recolocar a Rússia no movimento olímpico está estreitamente ligada aos resultados dos últimos exames antidoping realizados pelos atletas do país que competiram na Olimpíada de Inverno, em Pyegonchang. 

É importante ressaltar que nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, dois atletas russos testaram positivo para substâncias proibidas. Alexander Krushelnitsky perdeu a medalha de bronze que tinha conquistado no curling, e atleta Nadezhda Sergeeva, do bobsled, foi eliminada da Olimpíada pelo mesmo motivo. O COI entendeu que esses casos foram acontecimentos isolados.

Em nota publicada hoje em seu site oficial, o Comitê Olímpico Internacional reiterou que todos os testes restantes voltaram com resultado negativo.

Confira o Comunicado do COI na íntegra:

A notificação final, da Doping-Free Sport Unit (DFSU), de todos os resultados de testes restantes da Delegação de Atletas da Rússia foi recebida.

O COI pode confirmar que todos os resultados restantes são negativos.

Portanto, como indicado na decisão do Conselho Executivo de 25 de fevereiro, a suspensão do Comitê Olímpico Russo está automaticamente anulada, com efeito imediato.