Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COB disponibiliza nova lista de substâncias proibidas pela Wada

Entidade mundial anunciou na última semana a atualização da relação para o ano de 2020

Christian Trajano é gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB (Foto: Rafael Bello/COB)
Escrito por

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) disponibilizou nesta sexta-feira em seu site oficial a lista atualizada de substâncias e métodos proibidos pela Agência Mundial Antidoping (em inglês, WADA). O documento, que foi publicado em 1° de outubro pela entidade mundial e passa a vigorar no primeiro dia de 2020, está disponível no link: https://bit.ly/2AE0YuH.

– A lista revisada é lançada com três meses de antecedência para que todos conheçam e façam os ajustes necessários. Participamos das fases de consulta ao longo do ano e preparamos a tradução para que os nossos atletas tivessem acesso ao documento em português logo que fosse lançado – explicou Christian Trajano, gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB.

Para uma substância ou método ser incluído na lista, é preciso que atenda a dois dos três critérios a seguir: incrementar a performance dos atletas; representar um risco à saúde deles; e violar as normas do espírito esportivo.

Em outubro de 2018, o COB implementou a área de Educação e Prevenção ao Doping, liderada por Trajano, que também é médico e ex-diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

– Oferecemos conteúdo educativo, vídeos e uma extensa lista de perguntas frequentes no site do COB. Estaremos ao lado dos nossos atletas para que adquiram conhecimento sobre o tema, de forma simples e com conteúdo acessível. Só há prevenção por meio da educação, e a proteção dos atletas é o que nos move – finalizou Trajano.