Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ciclismo: Peter Sagan é expulso da Volta da França após acidente

Organizadores da principal prova do ciclismo mundial analisam vídeos e dizem que o eslovaco deu uma cotovelada antiesportiva em Mark Cavendish na reta final da quarta etapa, realizada nesta terça-feira <br>

Reprodução/L'Équipe
Escrito por

Os organizadores da Volta da França fizeram uma reunião duas horas depois do término da quarta etapa da competição, Mendorf-Les-Bains e Vittel (207km) nesta terça-feira, e decidiram excluir o ciclista eslovaco Peter Sagan da principal competição do ciclismo mundial.

O motivo: após a análise do vídeo da reta de chegada da prova, foi considerado que Sagan, ao ser pressionado no sprint final, se defendeu dando uma cotovelada no britânico Mark Cavendish. O resultado foi que Cavendish acabou jogado em cima das placas de publicidade, caiu e foi atropelado por duas outras bikes, seguindo para o hospital com suspeita de fratura na clavícula.

Sagan, que foi o vencedor da terceira etapa, conseguiu se manter na prova e terminou em segundo lugar (o francês Arnaud Demare venceu), com isso, tinha passado para a segunda colocação geral. Mas o resultado acabou ficando em aberto uma hora depois da prova. Primeiramente, Sagan - campeão mundial e um dos ciclistas mais populares do circuito - recebeu uma punição de 20 segundos e a perda da segunda colocação. Logo em seguida ocorreu nova reunião que decidiu pela sua exclusão.

- O colégio de comissários decidiu expulsar Peter Sagan, ele colocou seriamente em risco vários corredores no 'sprint' de chegada em Vittel. Aplicamos um artigo do regulamento da União Ciclista Internacional, segundo o qual os comissários podem decidir pela desclassificação de um corredor - explicou o presidente do colégio de comissários, o belga Philippe Marien.

Com isso, o britânico Chris Froome, atual bicampeão da Volta da França, que havia caído para a terceira colocação geral, volta à vice-liderança, 12 segundos atrás de seu compatriota e companheiro de equipe na Sky, Geraint Thomas.

A Volta da França realizará a sua quinta etapa nesta quarta-feira, entre as cidades de Vittel e La Planche (160km). Será a primeira prova com características que favorecem os favoritos Froome e o colombiano Nairo Quintana.